Denúncia

Remédio para tratamento da esquizofrenia está em falta na Farmácia do Estado de Pernambuco

Medicamento está em falta há dois meses

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 29/09/2020 às 14:40
Pixabay
FOTO: Pixabay

Um remédio para o tratamento da esquizofrenia está em falta na Farmácia do Estado de Pernambuco há dois meses. A denúncia vem de famílias de pessoas que dependem da olanzapina, essencial para os pacientes. É o caso da situação de Marilene Gonçalves que vem passando dias difíceis. Ela conta que tem sobrinho que sofre de esquizofrenia, e para controlar a doença, o homem precisa tomar diariamente um medicamento controlado.

Porém, nos últimos meses o remédio, que é disponibilizado, pela Secretaria de Saúde de Pernambuco está em falta e a última vez que que o paciente tomou a medicação foi em julho. De lá pra cá, Marilene já perdeu as contas de quantas vezes deu viagem perdida na farmácia. Segundo ela, o sobrinho está passando por vários problemas de saúde.

Alterações

A psiquiatra Katia Petribu explicou que a falta da substância no organismo pode gerar alterações na rotina do paciente uma delas é a mudança de comportamento e humor. Ainda de acordo com a médica, se o remédio não for tomado no tempo certo pode trazer sérios prejuízos à saúde mental.

Condições financeiras

Nas farmácias, a caixa do medicamento custa em média R$ 180,00 porém dona Marilene não tem condições financeiras para comprar o remédio.

Esquizofrenia

Segundo os especialistas, a esquizofrenia é uma doença mental grave caracterizada por sintomas como delírios, alucinações e pensamentos desconexos e que acomete um por cento da população brasileira. Os pacientes diagnosticados com a doença precisam fazer uso contínuo da substância

Nota

A Farmácia do Estado informou que o fornecimento do medicamento olanzapina é de responsabilidade do Ministério da Saúde e que a entrega está irregular há cerca de 3 meses. O ministério da saúde, até agora, não enviou nenhuma resposta.

+VÍDEOS