Saúde

Campanha de vacinação contra raiva começa neste sábado (24) no Recife

Por causa da pandemia, o esquema de vacinação vai funcionar porta a porta, em locais estratégicos da Boa Vista e da Encruzilhada

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 23/10/2020 às 12:34
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ ABR
FOTO: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ ABR

A campanha de vacinação antirrábica animal inicia nesta sábado (24), no Recife. Por causa da pandemia, o esquema de vacinação vai funcionar porta a porta, em locais estratégicos da Boa Vista e da Encruzilhada, bairros integrantes, respectivamente, dos Distritos Sanitários (DS) 1 e 2.

Para o primeiro dia da campanha foram mobilizados 125 agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) e 60 voluntários, que vão percorrer quarteirões onde foram registrados casos de raiva animal, nos últimos anos.

>> Mulher morre eletrocutada após levar comida para cachorro de rua em ferro velho

>> Hospital Veterinário começa a agendar castrações gratuitas de outubro

Postos fixos

Quem mora nessas áreas e não for visitado pelas equipes no sábado terá como alternativa os postos fixos de vacinação, de segunda (26) a sexta-feira (30), das 8h às 17h. Eles serão instalados em pontos diversos dos dois distritos sanitários, que contemplam bairros da área central e parte da Zona Norte do Recife.

A relação completa dos postos fixos está disponível no site da Prefeitura do Recife. A vacinação nesses pontos será realizada por 50 profissionais da Sesau e 160 voluntários.

Distritos 4 e 5

Após a primeira semana de campanha, será a vez de vacinar os cachorros e gatos dos distritos 4 e 5, que contemplam bairros da Zona Oeste do Recife, como Afogados e Torre.

Primeiramente haverá vacinação porta a porta no dia 07 de novembro e, na semana seguinte, serão instalados postos fixos de vacinação nos dois distritos.

Os endereços serão divulgados na semana anterior a cada ação. Depois, ainda será feita a imunização dos animais da Zona Sul do Recife. Moradores de outros municípios devem procurar as Secretarias de Saúde de suas cidades.

Doença

A raiva é uma zoonose (doença que pode ser transmitida de animais para seres humanos) grave, que afeta o sistema nervoso central e mata em quase 100% dos casos, tanto as pessoas quanto os animais.

A doença viral e infecciosa pode ser transmitida pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordida, lambida ou arranhão. Os cachorros com raiva costumam ficar agressivos ou tristonhos, com salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras.

Campanha

A campanha de vacinação antirrábica é garantida pelo SUS, porque o objetivo é atingir o ciclo humano. Os animais precisam se imunizar todo ano para garantir a proteção deles e, consequentemente, da população humana.

No Recife, 2017 foi o último ano em que foram registrados casos de raiva em um gato e um humano. Em 2018 e 2019, apenas quatro ocorrências foram detectadas, em morcegos. Em 2019, foram vacinados mais de 150 mil animais.

+VÍDEOS