ELEIçõES 2020

Cláudia Ribeiro (PSTU), candidata à Prefeitura do Recife, participa de sabatina na TV Jornal

A TV Jornal questionou os 11 candidatos à Prefeitura do Recife sobre seus projetos para a gestão pública da cidade. Candidata pelo PSTU, Cláudia Ribeiro participou da sabatina, nesta segunda-feira (26)

Cláudia Ribeiro (PSTU), candidata à Prefeitura do Recife, participa de sabatina na TV Jornal

Cláudia Ribeiro (PSTU) foi a última candidata a participar da sabatina da TV Jornal - Foto: Reprodução/Rádio Jornal Caruaru

A sabatina da TV Jornal com os candidatos à Prefeitura do Recife chegou ao último dia com Cláudia Ribeiro, nesta segunda-feira (26).

A candidata pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) foi entrevistada pelo apresentador Leandro Oliveira, no TV Jornal Meio Dia.

Assista

>> Cláudia Ribeiro (PSTU) é última candidata à Prefeitura do Recife na sabatina da TV Jornal 

>> Saiba mais: Proposta de governo de Claudia Ribeiro e Kátia Telles tem como foco a não privatização

 

A entrevista

Sobre a estrutura administrativa do Recife, a candidata fala em rebaixar o salário de um prefeito ao de um professor, além dos vereadores. Ela também falou em mudar as formas de gastar o dinheiro, como altos valores para batismos de ruas, custos com vereadores e cargos comissionados. "A primeira coisa que tem que ser mudada é o salário do prefeito, dos vereadores", disse.

Sobre seu projeto de tributos municipais, a candidata afirmou que a maior parte da Prefeitura do Recife é sustentada por impostos, pagos pela população. "Esses impostos precisam mudar a lógica como são revertidos. Criar a lei de responsabilidade social, para que os impostos sejam revertidos para as áreas sociais", explicou a candidata.

Questionada sobre a influência da covid-19 na educação, a candidata apoiou que as escolas continuem fechadas e disse que não foi a pandemia que gerou os problemas na educação. "Não foi a pandemia que prejudicou a educação pública. A educação pública nunca foi prioridade do governo", avaliou.

>> Veja as entrevistas da TV Jornal com os candidatos à Prefeitura do Recife

>> TV Jornal promove debate com candidatos à Prefeitura do Recife no dia 10 de novembro

>> João Carlos Paes Mendonça fala dos desafios do Recife pós-pandemia e eleições na Rádio Jornal

 

Proposta

A proposta de governo de Claudia Ribeiro e Kátia Telles tem como foco a não privatização. A candidatura pretende criar empregos, através de um plano de obras públicas, como saneamento básico, postos de saúde e escolas a serem construídas por uma empresa municipal "de obras 100% pública e estatal, controladas pelos trabalhadores". Ribeiro pretende congelar os preços das tarifas públicas municipais e isentá-las aos desempregados.

No que se refere a mulheres, ela defende salários iguais para homens e mulheres na mesma função, mecanismos de punição exemplar a todos os agressores de mulheres e políticas públicas de combate e punição ao machismo, além de atendimento ao aborto legal, em toda rede hospitalar, sem a necessidade de apresentação de boletim de ocorrência.

Sabatinada na Rádio Jornal

A candidata Cláudia Ribeiro (PSTU) foi a segunda entrevistada das sabatinas com os candidatos à Prefeitura do Recife. Além do comunicador Geraldo Freire, a entrevista contou com a participação da jornalista e titular da coluna Mobilidade do Jornal do Commercio, Roberta Soares.

Durante a sabatina, a candidata do PSTU não poupou críticas ao atual cenário da educação, na capital Pernambucana. Formada em pedagogia, pela UFPE, e professora da rede oficial de ensino da Prefeitura do Recife, Cláudia reprovou a situação das escolas no município.

Entre as críticas, ela relembrou que, todos os anos, os professores precisam fazer greve para que o piso salarial seja aplicado. 

Plataformas

O encontro dos candidatos conta com cobertura do Jornal do Commercio, da TV Jornal e do Portal NE10. As sabatinas também poderão ser vistas ao vivo aqui no site da TV, na nossas redes sociais e através do nosso canal no Youtube. Se você perdeu os dias anteriores, também consegue conferir tudo aqui no site.

Entrevistas

A ordem das entrevistas, que foi decidida em reunião virtual, com a participação de representantes de todos os candidatos, será a seguinte:

  • 12/10 - Alberto Feitosa (PSC)
  • 13/10 - Victor Assis (PCO)
  • 14/10 - Charbel Maroun (Novo)
  • 15/10 - Marco Aurélio (PRTB)
  • 16/10 - Mendonça Filho (DEM)
  • 19/10 - Carlos Andrade Lima (PSL)
  • 20/10 - João Campos (PSB)
  • 21/10 - Thiago Santos (UP)
  • 22/10 - Patrícia Domingos (Podemos)
  • 23/10 - Marília Arraes (PT)
  • 26/10 - Cláudia Ribeiro (PSTU)

Protocolo de segurança

Devido à pandemia provocada pelo coronavírus, foi adotado um protocolo para segurança dos candidatos e dos funcionários do SJCC durante os eventos. Entre as medidas empregadas está o uso obrigatório de máscaras nas reuniões e a higienização rigorosa dos espaços onde as entrevistas ocorrerão.

Confere aí

A cobertura das eleições municipais deste ano, pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), não está restrita apenas aos debates e sabatinas. Além disso, uma ferramenta de checagens de notícias foi lançada, com o objetivo de ajudar você a escapar da desinformação, no período eleitoral.

O Confere Aí foi desenvolvido por uma startup e pesquisadores da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), junto ao Sistema Jornal do Commércio de Comunicação (SJCC).

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.