PANDEMIA

COVID-19: leitos públicos de UTI têm ocupação de 82% em Pernambuco

Para Associação Brasileira de Saúde Coletiva, aumento na ocupação de leitos por pacientes com covid-19 ou suspeita é significativo e situação é delicada

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 09/11/2020 às 11:09 | Atualizado em 06/06/2023 às 7:44
Divulgação/Prefeitura do Recife
FOTO: Divulgação/Prefeitura do Recife

A ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na rede pública de saúde, por pacientes com suspeita e diagnóstico confirmado do novo coronavírus (covid-19), chegou a 82%.

Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde, com base nos números do último fim de semana.

De acordo com a Secretaria, dos 786 leitos de UTI para pacientes diagnosticados com a síndrome respiratória aguda grave, mais de 600 estão ocupados.

Nos leitos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação também é alta e já passou dos 50%.

Para a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), o aumento é significativo e a situação é delicada.

Reabertura dos leitos de UTI para tratamento da Covid-19

Na última coletiva de imprensa, o secretário de Saúde, André Longo, citou a possibilidade de reabertura dos leitos de UTI que foram desativados, caso os números continuem aumentando.

Movimentação para atendimento de pacientes com Covid-19

Na manhã desta segunda-feira (9), a equipe da TV Jornal registrou, ao lado do hospital provisório estadual na Zona Sul, que trata pessoas com sintomas da covid-19, movimentação de ambulâncias, pacientes e acompanhantes.

Já no Hospital Provisório do Recife, na Rua da Aurora, único que continua funcionando na cidade com atendimento específico para a covid-19, também foi registrado movimento de ambulâncias e até de serviço funerário.

>> Covid-19: número de leitos de UTI ocupados volta a crescer no Recife

Hospital de campanha da Imbiribeira

No bairro da Imbiribeira, Zona Sul, o hospital de campanha montado pela prefeitura e desativado, há quase dois meses, ainda permanece com toda a estrutura externa.

+VÍDEOS