
Nenhuma das pessoas envolvidas com tráfico internacional de drogas foi detida no Estado, mas o Porto de Suape foi o ponto de partida para as investigações
O Porto de Suape foi o ponto de partida para as investigações - Foto: Polícia Federal/Divulgação
A Polícia Federal prendeu cinco pessoas da mesma família em uma operação denominada Símios, contra o tráfico internacional de drogas, deflagrada na manhã desta segunda-feira (9), em sete estados brasileiros.
Nenhuma delas foi detida em Pernambuco, mas o Porto de Suape foi o ponto de partida para as investigações.
A operação foi deflagrada, após uma apreensão de 808kg de cocaína, que estavam escondidos em uma carga de banana. A droga foi encontrada, pela Receita Federal, em junho do ano passado, no Porto de Suape, e estava prestes a seguir de navio para a Bélgica, na Europa. Um ano e quatro meses depois, a operação foi deflagrada.
Ao todo, foram cumpridos 5 mandados de prisão e 18 de busca e apreensão, em 7 estados brasileiros. Segundo a PF, a quadrilha era responsável pela logística de transportar a droga para fora do país utilizando os portos brasileiros.
O grupo escolhia sempre cargas de frutas para esconder a cocaína. Os líderes são do Ceará e pertencem a uma mesma família. Além disso, o grupo costumava também levar o dinheiro do tráfico.
Os mandados foram cumpridos no Rio Grande do Norte, São Paulo, Ceará, Piauí, Mato Grosso, Pará e Pernambuco. Aqui no Estado, foram cumpridos apenas mandados de busca e apreensão em Recife, Jaboatão, Bonito e Petrolina. Documentos e veículos de luxo foram apreendidos.
Será o único encontro ao vivo, na TV aberta, realizado na capital para as eleições deste ano.
Segundo a polícia, em uma delas, na cidade de Camaragibe, as vítimas foram mortas por engano
Segundo testemunhas, as chamas tiveram início em uma borracharia, após um curto-circuito