COVID-19

Covid-19: oito meses de pandemia e busca por testes cresce no Recife

No segundo dia de funcionamento do centro localizado no Geraldão, a fila de pessoas em busca de testes do novo coronavírus (covid-19) deu voltas

Covid-19: oito meses de pandemia e busca por testes cresce no Recife

No segundo dia de funcionamento do centro no Geraldão, a fila deu voltas, na lateral do ginásio - Foto: Wellington Lima/TV Jornal

A pandemia do novo coronavírus (covid-19) já completa oito meses, em Pernambuco, e a procura pelos centro de testagem para a doença vem crescendo, no Recife.

No segundo dia de funcionamento do centro de testagem, no Geraldão, a fila deu voltas na lateral do ginásio e chegou até a Avenida Mascarenhas de Moraes. 

Mudanças no trânsito

Antes das 7h, a fila de veículos na rua já estava imensa. A quantidade de carros parados deixou a via estreita e atrapalhou a passagem de outros transportes.

>> Pernambuco registra 860 novos casos confirmados do coronavírus

>> Covid-19: Centro de testagem no Geraldão tem fila no primeiro dia

Devido ao transtorno, equipes da CTTU inverteram o sentido que dá acesso ao estacionamento do ginásio, onde é realizado o exame. Às 8h, a entrada passou a ser pela Rua Jaticy, que fica ao lado de uma loja de materiais de construção. 

Só depois das 9h a fila estava organizada. Alguns motoristas questionaram as mudanças. 

>> Teste da covid-19: demora e longas filas no Centro de Convenções

Atendimento

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o atendimento no ginásio vai funcionar de domingo a domingo, das 8h às 17h.

Por dia, serão entregues 500 fichas, tanto para quem estiver nos veículos quanto para os pedestres. Qualquer pessoa que estiver com sintomas gripas pode fazer o exame.

Para evitar aglomeração, o estacionamento do Geraldão foi dividido. Em um espaço, é realizado o teste rápido, por meio da coleta de sangue no dedo, indicado apenas para aquelas pessoas que estão sem sintomas. O resultado sai no prazo de 10 a 20 minutos.

Já em outro espaço, é feito o exame RT-PCR, no qual é coletado material do nariz. Só passa por esse teste quem está com sintomas da doença por entre 3 e 10 dias, e o resultado é entregue por e-mail ou de forma presencial, no prazo mínimo de 3 dias.

Geraldão

O Geraldão é o quinto centro de testagem para covid-19, no Estado de Pernambuco.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.