Covid-19

COVID-19: Oito meses de pandemia e busca por testes cresce no Recife

No segundo dia de funcionamento do centro localizado no Geraldão, a fila de pessoas em busca de testes do novo coronavírus (covid-19) deu voltas

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 12/11/2020 às 11:25 | Atualizado em 24/05/2023 às 11:12
Wellington Lima/TV Jornal
FOTO: Wellington Lima/TV Jornal

A pandemia do novo coronavírus (covid-19) já completa oito meses, em Pernambuco, e a procura pelos centro de testagem para a doença vem crescendo, no Recife.

No segundo dia de funcionamento do centro de testagem, no Geraldão, a fila deu voltas na lateral do ginásio e chegou até a Avenida Mascarenhas de Moraes.

Mudanças no trânsito

Antes das 7h, a fila de veículos na rua já estava imensa. A quantidade de carros parados deixou a via estreita e atrapalhou a passagem de outros transportes.

Devido ao transtorno, equipes da CTTU inverteram o sentido que dá acesso ao estacionamento do ginásio, onde é realizado o exame.

Às 8h, a entrada passou a ser pela Rua Jaticy, que fica ao lado de uma loja de materiais de construção.

Só depois das 9h a fila estava organizada. Alguns motoristas questionaram as mudanças.

Atendimento para os testes de Covid-19

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o atendimento no ginásio vai funcionar de domingo a domingo, das 8h às 17h.

Por dia, serão entregues 500 fichas, tanto para quem estiver nos veículos quanto para os pedestres. Qualquer pessoa que estiver com sintomas gripas pode fazer o exame.

Para evitar aglomeração, o estacionamento do Geraldão foi dividido. Em um espaço, é realizado o teste rápido, por meio da coleta de sangue no dedo, indicado apenas para aquelas pessoas que estão sem sintomas.

O resultado sai no prazo de 10 a 20 minutos.

Já em outro espaço, é feito o exame RT-PCR, no qual é coletado material do nariz.

Só passa por esse teste quem está com sintomas da doença por entre 3 e 10 dias, e o resultado é entregue por e-mail ou de forma presencial, no prazo mínimo de 3 dias.

>> Brasil registra mais 10,5 mil casos confirmados da covid-19 em 24h

Geraldão

O Geraldão é o quinto centro de testagem para covid-19, no Estado de Pernambuco.

+VÍDEOS