ALERTA

Pandemia: Golpes bancários online contra idosos aumentam; veja cuidados

Número de tentativas de golpes subiu para 60% nesse período da quarentena. A Polícia Federal alerta para os cuidados que podem ser tomados

Pandemia: Golpes bancários online contra idosos aumentam; veja cuidados

Links maldosos, ligações pedindo informações e motoboys falsos têm sido as estratégias mais utilizadas pelos criminosos  - Foto: Reprodução/TV Jornal Interior

A pandemia do novo coronavírus (covid-19) provocou um aumento no número de golpes bancários contra idosos, pela internet. Os golpistas se aproveitam do celular e da falta de habilidade tecnológica de alguns idosos para aplicar as fraudes.

>> PF identifica advogado suspeito de aplicar golpe milionário em cliente

Um levantamento feito pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) apontou que, durante a quarentena, houve um aumento de 60%, nas tentativas de golpes financeiros contra idosos.

>> Pix: Polícia Federal alerta para golpes; veja como se proteger

De acordo com a Polícia Federal, links maldosos, ligações pedindo informações e motoboys falsos têm sido as estratégias mais utilizadas pelos criminosos, nos últimos dias.

Acesso aos dados

Os criminosos conseguem ter acesso aos dados das vítimas, na maioria das vezes, por links enviados por aplicativos de trocas de mensagens, que recomendam o preenchimento de cadastros rápidos, com informações pessoais dos idosos, prometendo vantagens financeiras e até materiais.

Ainda segundo a Polícia Federal, a forma mais eficaz de não cair nas garras dos estelionatários é a informação.

Medidas de segurança

Por causa do aumento nas tentativas de golpe, a Febraban anunciou que as instituições bancárias vão intensificar, a partir de 2021, as medidas de segurança para proteger os clientes, principalmente os idosos.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.