
Com 14.114 votos, Dani Portela do (PSOL) foi a vereadora mais votada no Recife. Ela tem 44 anos, é advogada e historiadora
Esse foi o resultado das eleições, que marcou o desejo de mudança dos moradores da cidade - Foto: Yacy Ribeiro/ JC Imagem
A câmara de vereadores do Recife terá 17 parlamentares novatos para os próximos quatro anos. Esse foi o resultado das eleições, que marcou o desejo de mudança dos moradores da cidade.
Ao todo, 43,58% dos vereadores eleitos pelos recifenses vão pisar na Casa José Mariano, pela primeira vez.
Com 14.114, a candidata Dani Portela (PSOL) foi a vereadora mais votada no Recife. Um número bastante expressivo, que surpreendeu até a eleita.
Dani Portela tem 45 anos e é advogada e historiadora. Ela chegou a disputar as eleições de 2018 para governador e ficou em 3º lugar. A vereadora eleita é conhecida pela discussão de temas ligados a raça, classe social e luta por mais espaço para as mulheres na política. Ela disse que seu mandato terá esta marca.
Dos 39 parlamentares, 17 são nomes novos para a população. Inclusive, dois deles estão entre os candidatos mais votados. Andreza Romero (PP), foi a segunda vereadora mais votada, com 13.249 votos.
O terceiro mais votado também é novato, na Câmara de Vereadores. O pastor Júnior Tércio (Podemos) recebeu 12.207 votos válidos.
Sete mulheres vão exercer o mandato de vereadora. Uma a mais que no pleito anterior. O PSB elegeu 12 vereadores e terá o maior número de parlamentares na Câmara. Seguido pelo PP, com 4, e pelo PT, com 3.
A eleição deste ano foi marcada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), que eliminou a biometria e impôs protocolos de higiene e segurança, nas seções eleitorais
Os candidatos disputam 2º turno para a Prefeitura do Recife
Os candidatos que vão disputar o 2º turno para a Prefeitura do Recife foram entrevistados, ao vivo, na manhã desta segunda-feira (16), no Bronca 24h