Eleições 2020

Mais de 6,7 milhões de pernambucanos foram às urnas escolher os novos prefeitos e vereadores 

A eleição deste ano foi marcada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), que eliminou a biometria e impôs protocolos de higiene e segurança, nas seções eleitorais

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 16/11/2020 às 12:45
Rovena Rosa/Agência Brasil
FOTO: Rovena Rosa/Agência Brasil

Mais de 6,7 milhões de pernambucanos foram às urnas para escolher os novos prefeitos e vereadores, em 184 cidades do Estado. A eleição deste ano foi marcada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), que eliminou a biometria e impôs protocolos de higiene e segurança, nas seções eleitorais.

>> João Campos critica PT após resultado do 1º turno das eleições: ''O Recife não vai andar para trás''

Em todas as seções, o piso estava sinalizado, com distância mínima de um metro e meio entre os eleitores. Havia garrafas de álcool em gel e os mesários estavam equipados com protetor facial e máscara.

>> ‘Resultado no 1º turno mostrou quem é a verdadeira oposição ao PSB’, diz Marília Arraes (PT)

Para evitar aglomeração, o horário de início da votação também foi alterado, este ano, e as sessões abriram uma hora mais cedo. Idosos, com mais de 60 anos, e pessoas do grupo de risco tiveram prioridade na fila, até as 10h.

Olinda

Em Olinda, os eleitores também foram logo cedo às urnas e seguiram os protocolos sanitários. Eleitores mostravam título de eleitor ao mesário, sem precisar tirar a máscara.

>> Garanhuns elege Sivaldo Albino (PSB) como novo prefeito da cidade

No bairro de Ouro Preto, teve eleitor que deixou pra votar em cima da hora e precisou correr para não encontrar os portões fechados.

Jaboatão

Já na cidade de Jaboatão dos Guararapes, alguns eleitores tiveram dificuldade de encontrar as seções eleitorais. Em uma escola estadual, também em Jaboatão, um mesário passou mal por conta do calor e precisou ser socorrido.

Nas ruas da cidade, santinhos de candidatos também ficaram espalhados.

Zona Norte do Recife

Hoje cedo, a equipe de reportagem da TV Jornal registrou muitos papéis jogados em via pública, nos bairro da Bomba do Hemetério e em Beberibe, na Zona Norte do Recife.

Primeiro turno

De acordo com o presidente do TRE, o primeiro turno das eleições municipais transcorreu com tranquilidade, apesar da pandemia. Das 18.771 urnas preparadas, apenas 211 apresentaram defeitos. O número equivale a 1,12% do total de equipamentos, no Estado.

Instabilidade na apuração

A plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o tempo real do resultado das eleições 2020 apresentou instabilidade, nesse domingo (15), e atrasou a apuração dos votos para a Prefeitura do Recife. Em entrevista à repórter Talita Marques, o diretor do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Orson Lemos, afirmou que o problema foi por causa de um congestionamento no sistema do TSE. Após o fim da votação, a mídia (arquivos) das urnas é levada aos cartórios, que transmitem para o TRE-PE e, consequentemente, vai para o TSE, que é responsável por divulgar os resultados das eleições 2020.

Eleições pela internet?

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que o TSE estuda criar uma votação online para as próximas eleições. Segundo o presidente do TSE, os estudos de um novo modelo de votação serão comandados pelos ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes.

>> Por medo de aglomerações, Lupércio suspende festa para acompanhar resultado em Olinda

"A proposta para as eleições do futuro é para que empresas de tecnologia apresentem modelos de votação digital que possam, no futuro, substituir as urnas, que funcionam muito bem e são confiáveis, porém elas têm um custo elevado, uma necessidade de reposição constante. A cada dois anos, nós precisamos repor cerca de 20% das urnas. Com o aumento do dólar, isso significa, eu diria, aproximadamente R$ 1 bilhão. E, portanto, para minimizar esse custo, nós estamos tentando um modelo alternativo, de preferência de voto pelo dispositivo pessoal", explicou Barroso.

Aglomerações durante apuração e pós-resultado

A Procuradoria Geral de Justiça de Pernambuco (PGJ-PE), através do procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros, orientou todos os promotores eleitorais estaduais da necessidade de interposição de pedido de providências contra todos os candidatos para que se abstivessem de participar ou incentivar comemorações que pudessem gerar aglomerações. A PGJ-PE orientou promotores eleitorais de todo o Estado para que não incentivassem, nem promovessem comemorações e aglomerações.

Leia também: Procuradoria Geral de Justiça orienta que não haja comemorações públicas de resultado das eleições em Pernambuco

Entenda o que leva a disputa para prefeito ao 2º turno

TRE-PE orienta eleitores sobre instabilidade e erro no e-Título

Desafio pós-pandemia

o empresário João Carlos Paes Mendonça foi entrevistado na Rádio Jornal e falou suas visões para a capital pernambucana, diante das dificuldades causadas pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), além dos desafios para a próxima gestão municipal, após as eleições 2020.

“O Bolsa Família, o auxílio emergencial, são importantes, mas devem ser de passagem. O importante é gerar emprego, é investir em educação. Sem educação, não há desenvolvimento”, afirmou o empresário.

+VÍDEOS