Prevenção

Covid-19: Procura por testes aumenta e filas crescem no Geraldão

Confira como funcionam os testes da covid-19 (novo coronavírus) no Geraldão

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 19/11/2020 às 9:27
Leonardo Baltar / TV Jornal
FOTO: Leonardo Baltar / TV Jornal

A procura por testes da covid-19 aumentaram e provocaram mais filas, no Geraldão, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife. O movimento na parte externa do começou por volta das 5h, desta quinta-feira (19), três horas antes da abertura dos portões e do início dos testes.

Centenas de pessoas aguardavam, procurando um pequeno espaço na sombra para fugir do sol forte. A fila dos carros também estava muito grande.

>> Covid-19: Centro de testagem no Geraldão tem fila no primeiro dia

>> Covid-19: oito meses de pandemia e busca por testes cresce no Recife

>> Covid-19: Pernambuco registra 826 novos casos e 19 mortes

>> Coronavírus: Novo procedimento da Anvisa deve acelerar registro de vacina

Capacidade e testes

O Geraldão é o 5º centro de testagem contra a covid-19 (novo coronavírus), em Pernambuco. Por dia, 500 fichas são distribuídas, no Geraldão. A Secretaria Estadual de Saúde disponibiliza dois tipos de teste:

  1. RT-PCR, que é mais preciso, de acordo com os médicos, e demora mais para sair o resultado.
  2. Teste rápido, que dá o resultado em até 30 minutos.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o atendimento no ginásio vai funcionar de domingo a domingo, das 8h às 17h.

Divisão

Para evitar aglomeração, o estacionamento do Geraldão foi dividido. Em um espaço, é realizado o teste rápido, por meio da coleta de sangue no dedo, indicado apenas para aquelas pessoas que estão sem sintomas. O resultado sai no prazo de 10 a 30 minutos.

Já em outro espaço, é feito o exame RT-PCR, no qual é coletado material do nariz. Só passa por esse teste quem está com sintomas da doença por entre 3 e 10 dias, e o resultado é entregue por e-mail ou de forma presencial, no prazo mínimo de 3 dias.

+VÍDEOS