Festa do Morro: Devotos se adaptam aos protocolos de saúde e segurança para homenagear padroeira

Um dos protocolos é aferir a temperatura e higienizar as mãos antes de entrar na igreja

Festa do Morro: Devotos se adaptam aos protocolos de saúde e segurança para homenagear padroeira

Um dos protocolos é aferir a temperatura e higienizar as mãos antes de entrar na igreja - Foto: BRUNO CAMPOS/TV Jornal

Os devotos de Nossa Senhora da Conceição ainda estão se adaptando aos protocolos de saúde e segurança do novo coronavírus (covid-19), para homenagear a padroeira do coração do Recife neste ano. Para a prevenção dos fiéis, um dos protocolos é aferir a temperatura e higienizar as mãos antes de entrar na igreja.

Além disso, duas pias foram instaladas no pátio da igreja e água e os bancos estão sinalizados para manter o distanciamento social.

>>Devido à pandemia, Festa do Morro da Conceição 2020 será diferente

Este ano a festa de Nossa Senhora da Conceição completa 116 anos e, pela primeira vez, durante a programação não haverá confissões, eventos culturais nem a tradicional procissão de encerramento.

Protocolos de segurança

O acesso ao Santuário bem como para a imagem da Santa vai ser restrito. Voluntários e profissionais de segurança estarão dispostos nas principais entradas do Santuário para o controle e direcionamento das pessoas pelas dependências do local, a saber:

  • Acesso ao Santuário: parte interna da Igreja, área externa (Torre) e lojas: duas entradas frontais.
  • Saída do Santuário: duas saídas laterais próximas ao altar da Igreja.
  • Acesso a Santa: duas entradas laterais com controle de pessoas para rápida
  • visitação. A saída dessas pessoas irá garantir o acesso de outro grupo de devotos.
  • Saída da Santa: uma saída posterior (por trás da Santa).
  • A presença física dos fieis vai ocorrer em até 30 por cento da capacidade total do templo, a cada celebração. Vão ser dispostos 120 bancos, com duas pessoas sentadas em cada um deles, assegurando o distanciamento de 1,5m, o que corresponde 240 pessoas.
  • Na parte externa vai ser montada uma estrutura com cerca de 90 bancos em torno da Torre e nas laterais da Igreja, com duas pessoas sentadas em cada banco, observando o distanciamento de 1,5m, o que corresponde a 180 pessoas.
  • A capacidade prevista é de 420 pessoas por celebração.

Comércio

A festa também está diferente para quem vive do comércio no Morro. O comerciante Romildo Paulino que costumava faturar com a venda de produtos religiosos está com as mercadorias paradas.

Celebrações

Até o dia 7 de dezembro serão realizadas cinco celebrações diárias: às 6h, 9h, 12h, 14h e 16h. O novenário acontece sempre às 19h.

No dia 8 de dezembro, data dedicada a Imaculada Conceição, oito Santas Missas vão ser realizadas, às 0h, 2h, 4h, 6h, 9h, 12h, 14h e 16h. A solenidade da Imaculada Conceição vai ser presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, às 19h.

Transmissão

Todas as celebrações religiosas vão ser realizadas dentro do Santuário com transmissão na íntegra pelo canal do youtube do Santuário do Morro da Conceição, além da presença da TV Pai Eterno (canal aberto 49) e da Rádio Olinda 105,3 FM na transmissão das principais cerimônias.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.