
Um dos protocolos é aferir a temperatura e higienizar as mãos antes de entrar na igreja
Um dos protocolos é aferir a temperatura e higienizar as mãos antes de entrar na igreja - Foto: BRUNO CAMPOS/TV Jornal
Os devotos de Nossa Senhora da Conceição ainda estão se adaptando aos protocolos de saúde e segurança do novo coronavírus (covid-19), para homenagear a padroeira do coração do Recife neste ano. Para a prevenção dos fiéis, um dos protocolos é aferir a temperatura e higienizar as mãos antes de entrar na igreja.
Além disso, duas pias foram instaladas no pátio da igreja e água e os bancos estão sinalizados para manter o distanciamento social.
Este ano a festa de Nossa Senhora da Conceição completa 116 anos e, pela primeira vez, durante a programação não haverá confissões, eventos culturais nem a tradicional procissão de encerramento.
O acesso ao Santuário bem como para a imagem da Santa vai ser restrito. Voluntários e profissionais de segurança estarão dispostos nas principais entradas do Santuário para o controle e direcionamento das pessoas pelas dependências do local, a saber:
A festa também está diferente para quem vive do comércio no Morro. O comerciante Romildo Paulino que costumava faturar com a venda de produtos religiosos está com as mercadorias paradas.
Até o dia 7 de dezembro serão realizadas cinco celebrações diárias: às 6h, 9h, 12h, 14h e 16h. O novenário acontece sempre às 19h.
No dia 8 de dezembro, data dedicada a Imaculada Conceição, oito Santas Missas vão ser realizadas, às 0h, 2h, 4h, 6h, 9h, 12h, 14h e 16h. A solenidade da Imaculada Conceição vai ser presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, às 19h.
Todas as celebrações religiosas vão ser realizadas dentro do Santuário com transmissão na íntegra pelo canal do youtube do Santuário do Morro da Conceição, além da presença da TV Pai Eterno (canal aberto 49) e da Rádio Olinda 105,3 FM na transmissão das principais cerimônias.
Mais de 93 mil alunos da rede municipal de ensino do Recife têm direito ao cartão alimentação
Segundo o dono do caminhão, que estava no local e não quis gravar entrevista, o motorista teria feito um desvio de rota, e que a companhia não entrega água nesta área
Novo trecho interditado vai do Hospital das Clínicas até a rotatória da UFPE