HOMENAGEM

Live solidária homenageia aniversário de Luiz Gonzaga; veja como doar

A live será no próximo domingo (13)

Live solidária homenageia aniversário de Luiz Gonzaga; veja como doar

Luiz Gonzaga, o pernambucano do século - Foto: Reprodução internet

No próximo domingo (13), uma live solidária vai homenagear o aniversário de nascimento de Luiz Gonzaga. O evento chamado "Parabéns pra Gonzagão" é uma parceria do Clube das Pás com o projeto Natal Sem Fome. O objetivo é arrecadar alimentos que serão doados para famílias carentes do estado.

>>Rei do Baião: shows celebram o aniversário de 107 anos de Luiz Gonzaga

Festa

Quem vai comandar a festa é a orquestra do Clube das Pás, com participação de Almir Rouche e Jorge Neto e banda. Além deles, participam Petrúcio Amorim, Cantanna o cantador e Maciel Melo.

>>Médico dança ‘Asa Branca’ com paciente do novo coronavírus em Petrolina

Transmissão

A live vai ser transmitida no canal do youtube do próprio Clube e do canal da ABBC, a partir das 19h.

Como doar?

Quem quiser doar, pode ir até a sede do Clube das Pás, em Campo Grande, ou no Comitê Estadual da Ação e da Cidadania, no Cordeiro.

História

O músico nasceu na Fazenda Caiçara, em Exu, Sertão de Pernambuco, no dia 13 de dezembro de 1912. Filho de Januário José dos Santos, o mestre Januário, "sanfoneiro de 8 baixos" e Ana Batista de Jesus. O casal teve oito filhos.

Desde menino, Luiz Gonzaga já pegava na enxada, mas preferia ficar olhando o pai tocar sua sanfona. Logo aprendeu a tocar e animar as festinhas da região. Cresceu ajudando o pai na roça e na sanfona, mas também fazia pequenos serviços para os fazendeiros da região.

Luiz Gonzaga era protegido do Coronel Manuel Aires de Alencar e de suas filhas e com elas aprendeu a ler, escrever e falar correto. Aos 13 anos, com o dinheiro que juntou e o emprestado pelo coronel, Luiz comprou sua primeira sanfona. O primeiro dinheiro que ganhou foi tocando em um casamento, ali sentiu que a música era seu destino.

Asa Branca

A música “Asa Branca” foi um dos primeiros grandes sucessos nacionais de Luiz Gonzaga. O disco original foi lançado pela RCA, no dia 3 de março de 1947. Segundo Luiz Gonzaga, a música nasceu como toada, com raízes folclóricas. Com letra de Humberto Teixeira e música de Luiz Gonzaga, Asa Branca retrata o sofrimento do povo do Sertão do Nordeste brasileiro diante da seca que assola a região. Asa Branca foi gravada por diversos cantores, entre eles, Dominguinhos, Sérgio Reis e Baden Pawell.

Morte

Luiz Gonzaga sofreu de osteoporose por anos. Em 2 de agosto de 1989, morreu vítima de Parada cardiorrespiratória no Hospital Santa Joana, na capital pernambucana. Seu corpo foi velado na Assembleia Legislativa de Pernambuco, em Recife e posteriormente sepultado em seu município natal

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.