PESQUISA

Pesquisa: mortes durante ações policiais dobraram nos últimos 5 anos

O levantamento foi feito em cinco estados brasileiros, entre eles Pernambuco. E o mais alarmante: a maioria das vítimas são negras.

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 11/12/2020 às 15:10
Pixabay
FOTO: Pixabay

Uma pesquisa desenvolvida pelo Gabinete Assessoria Jurídica Organizações Populares, o Gajop, revelou que dobrou o número de mortes durante ações policiais nos últimos cinco anos. O levantamento foi feito pela Rede de Observatórios da Segurança em 5 estados, sendo eles Pernambuco, Ceará, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.

>>Barbearias vão ajudar a diminuir índices de violência contra a mulher

De acordo com os números em 2019, Pernambuco teve 74 pessoas mortas em ações que envolveram policiais. O mais baixo dos estados analisados.

>>Nas últimas 24h, Pernambuco registra 19 assassinatos

Levantamento

Apesar de ter o menor índice de assassinatos envolvendo policiais, o levantamento traz um dado alarmante. 93% das pessoas assassinadas eram consideradas negras. Em 2020 o grupo também se destaca, sendo 98% das 101 vítimas até agora registradas, números ainda maiores que no ano passado.

>>Onda de crimes assusta moradores do Cabo de Santo Agostinho

Crimes

Um dos crimes com este perfil aconteceu no mês passado na Comunidade do Chié, em Itamaracá. Marcone José da Silva, de 35 anos, e o sobrinho dele Deyvison Fernando da Silva, de 19, teriam sido confundidos com criminosos e foram mortos por policiais militares.

Dado

O dado chamou a atenção do gabinete de Assessoria Jurídica as Organizações Populares de Pernambuco. A coordenadora do Gajop, Edna Jatobá, classificou os assassinatos de policiais a população negra do Estado como racismo institucional. Para ela, é preciso haver mudanças na abordagem durante as operações policiais.

Nota da SDS

Em nota, a Secretaria de Defesa Social informou que cada ocorrência é investigada com rigor, seja no âmbito criminal ou administrativo, para que haja a devida responsabilização em caso de crimes ou infração disciplinar. Ainda segundo a SDS, um estudo divulgado pelo fórum brasileiro de segurança pública apontou Pernambuco como o quarto estado do brasil que mais reduziu as mortes decorrentes de intervenção policial no ano de 2019 comparando com 2018.

+VÍDEOS