Denúncia

Posto de saúde em Afogados corre o risco de fechar as portas

A proprietária do imóvel em Afogados colocou a Prefeitura do Recife na justiça por falta de pagamento do aluguel

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 29/12/2020 às 13:30 | Atualizado em 08/02/2023 às 12:33
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Um posto de saúde que atende a duas comunidades na Vila São Miguel Marrom Glacê, no bairro de Afogados, Zona Oeste do Recife, está correndo o risco de fechar as portas.

Segundo moradores da localidade, eles sofrem muitas dificuldades, na hora de procurar atendimento médico.

Aluguel atrasado pela Prefeitura do Recife

Além da dificuldade para fornecer saúde de qualidade para a população, de acordo com a proprietária do imóvel, Veronica Silva, a Prefeitura do Recife está devendo 4 anos e 7 meses de aluguel do prédio onde funciona a unidade de saúde. Segundo ela, o caso já está na justiça.

Veja a situação do posto de saúde em Afogados:

Queixas dos pacientes sobre o posto em Afogados

As queixas são muitas. Entre elas, está a espera por um exame, que pode chegar a quase dois anos. O posto não tem remédios, também.

Segundo uma moradora, que não quis se identificar, para pegar medicamentos, só no posto de Afogados. Além disso, para pegar receita médica a demora também é grande. Diante de tantos problemas, a comunidade pede providências.

Nota da Secretaria de Saúde sobre o posto de saúde em Afogados

Em relação ao imóvel, a Secretaria de Saúde explica que o contrato de aluguel foi judicializado, por isso, os pagamentos não podem ser quitados.

A Secretaria informa que também está em busca de um novo prédio, na mesma região, para relocar o posto, mas tem encontrado dificuldades, porque a maioria disponível não é regularizada.

Com relação à queixa de falta de profissionais, a Secretaria afirma que as equipes estão completas e que as consultas com especialistas e exames são agendados de acordo com o protocolo de classificação de risco.

A Secretaria também informa que a farmácia de referência para os usuários retirarem os medicamentos funciona na Policlínica Agamenon Magalhães, no mesmo bairro.

+VÍDEOS