FOGOS DE ARTIFÍCIO

Veja os cuidados ao soltar fogos de artifícios neste final do ano

Com a suspensão dos shows pirotécnicos nas praias por causa da pandemia, é esperado que muitas pessoas soltem fogos de artifício em suas próprias casas

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 29/12/2020 às 16:00 | Atualizado em 07/02/2023 às 11:30
Foto: Pixabay
FOTO: Foto: Pixabay

O último dia do ano de 2020 está chegando e, como já é tradição, muitas pessoas comemoram a virada com fogos de artifícios, principalmente depois da suspensão dos shows pirotécnicos nas principais praias da Região Metropolitana.

Por isso é importante lembrar de alguns cuidados no manuseio desses fogos por conta própria.

>> Réveillon na pandemia: Olinda restringe uso da orla na véspera de ano novo

Riscos do uso negligente de fogos de artifício

O chefe do setor de queimados do Hospital da Restauração, Doutor Marcos Barreto, falou sobre os grandes riscos dos fogos de artifícios.

“Grande parte da população vai ficar nas suas residências e vão aproveitar fogos de artifícios que não foram usados no mês de junho e isso vai provocar acidentes, temos certeza. Os fogos são queimados à meia noite e, como as pessoas podem estar alcoolizadas, os riscos de queimaduras graves tendem a piorar”, disse.

Confira a matéria completa sobre os cuidados com o uso de fogos de artifício:

Áreas do corpo mais atingidas por fogos de artifício

O médico listou quais as áreas mais atingidas por queimaduras causadas por fogos de artifícios.

“As mãos, o rosto e o tórax. Todo ano temos lesões graves, com perdas de dedos parcialmente da mão e lesões faciais, com lesões oculares”, contou.

Lesões causadas por fogos de artifício

No caso de necessidade, caso houver alguma lesão por fogos de artifícios o médico alertou que existem dois tipos de trauma.

“A pessoa pode ter dois traumas. Pela queimadura e pela explosão, aí não tem o que esperar, é transferir imediatamente para uma unidade de atendimento especializada para ver o que poderá ser feito”, explicou.

+VÍDEOS