Covid-19

"Aqueles que forem alcançados no momento da festa serão autuados em flagrante", diz secretário sobre réveillon

O secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco falou sobre os locais que descumprirem as medidas restritivas da covid-19 e anunciou a aplicação de multa.

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 30/12/2020 às 12:45 | Atualizado em 31/01/2023 às 8:47
Reprodução/Governo de Pernambuco
FOTO: Reprodução/Governo de Pernambuco

Durante coletiva online nesta quarta-feira (30), o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, anunciou a aplicação de multas para os locais que descumprirem medidas restritivas para as festa da virada de ano.

"Aqueles que forem alcançados no momento da festa serão autuados em flagrante, vão responder criminalmente. Os locais e, não somente, os responsáveis pelas festas, o proprietário da granja, o proprietário da casa de eventos, o proprietário do hotel todos serão responsabilizados, inclusive, queremos deixar também claro, a posteriori, porque nem sempre a gente vai conseguir chegar na primeira hora. Vamos levantar fotos, o que está na internet, o que sairá no Instagram, nas redes sociais", falou Erico.

>> Ano Novo: comércio em orla de praias do Recife tem restrições; confira

Festas de réveillon terão medidas restritivas

Segundo o secretário, caso a população ou proprietários de estabelecimentos descumpram as determinações durante a festa do réveillon no Estado será estabelecida uma multa. "As pessoas, levianamente, vão querer participar desse tipo de evento, e aí vamos autuar. As multas vão de R$ 1.000 a R$ 100 mil, independente, inclusive, da responsabilização criminal que vai acontecer de inquéritos que será aberto pela Polícia Civil", destacou o secretário.

Pernambuco confirma 2.512 novos casos de covid-19 em 24h

Nesta quarta-feira (30), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou 2.512 casos da Covid-19. Entre os confirmados, 36 (1,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.476 (98,5%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 220.284 casos confirmados da doença, sendo 29.327 graves e 190.957 leves.

Também foram confirmados 20 óbitos, ocorridos entre os dias 29/10 e 29/12. Com isso, o Estado totaliza 9.632 mortes pela Covid-19.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em dezembro de 2019, após casos registrados na China.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. 

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. 
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

+VÍDEOS