DESCASO

Entre principais destinos turísticos do país, Recife e Olinda são retratos de abandono

Os cenários que deveriam ser cartões postais dos dois municípios se transformaram em um descaso

Entre principais destinos turísticos do país, Recife e Olinda são retratos de abandono

A beleza do Marco Zero é o ponto de parada certa para os turistas de todas as partes do Brasil e do Mundo - Foto: Foto: Divulgação

As cidades do Recife e de Olinda estão entre os principais destinos turísticos do país. Mas, nessa época de férias, os cenários que deveriam ser cartões postais dos dois municípios se transformaram no retrato do abandono.

>>Ossadas e caixões são expostos a céu aberto no Cemitério de Tiúma, em São Lourenço

A beleza do Marco Zero é o ponto de parada certa para os turistas de todas as partes do Brasil e do Mundo. Contudo basta olhar com um pouco mais de cuidado para observar que a área está apresentando sinais de falta de conservação. Alguns bancos estão quebrados, a base da estátua do barão de Rio Branco também esta danificada assim como a placa de informações.

>>Grávida denuncia descaso e falta de leitos em maternidade no Recife

Além disso, os ferros do parapeito estão retorcidos ou foram retirados. Parte da estrutura do armazém onde está a centro do artesanato tem ferragens expostas. Problemas que não deixaram de ser observados pela turista de São Paulo, Marcela Fernandes, que lamentou o estado em que encontrou o Recife Antigo.

>>Familiares de pacientes denunciam descaso no Hospital Otávio de Freitas e MPPE faz vistoria

Torre Malakoff 

A torre Malakoff também apresenta problemas na fachada que esta com sinais de desgaste e pichações. A ferrugem também está tomando conta do portão de entrada.

Rua do Bom Jesus

Nem mesmo a Rua do Bom Jesus que foi considerada a pouco tempo por uma revista norte americana de arquitetura acomo, a terceira mais bonita do mundo, escapou da ação de vândalos e da falta de manutenção. Os sinais da má conservação estão por todas as partes.
Placa de informação

Além das pichações e fiações expostas a placa que deveria indicar informações sobre a primeira sinagoga judaica das américas foi retirada. O turista Michael Aguilar reclamou da falta de informação nos monumentos históricos.

Olinda

Em Olinda, além da beleza do sítio histórico turistas também tinham de observar o lixo que ficava no entorno da Igreja da Sé. Um outro desafio era encontrar placas legíveis sobre os monumentos que estavam pichadas ou deterioradas pela ação do tempo.

Nota da Emlurb

Em nota, a Emlurb, que responde pela manutenção e limpeza urbana do Recife, disse que o reparo nos bancos do marco zero estão programados agora para janeiro. Quanto aos outros problemas mostrados na reportagem, a Emlurb comunicou que vai enviar uma equipe para realizar vistorias nos locais e programar as obras necessárias.

Nota da Prefeitura de Olinda

Em relação as irregularidades encontradas em Olinda, a prefeitura disse que disponibiliza várias lixeiras em todo Sítio Histórico, além da coleta diária de lixo e varrição das ruas por garis.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.