DESCASO

Entre principais destinos turísticos do país, Recife e Olinda são retratos de abandono

Os cenários que deveriam ser cartões postais dos dois municípios se transformaram em um descaso

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 04/01/2021 às 15:00 | Atualizado em 04/07/2023 às 13:11
Foto: Divulgação
FOTO: Foto: Divulgação

As cidades do Recife e de Olinda estão entre os principais destinos turísticos do país. Mas, nessa época de férias, os cenários que deveriam ser cartões postais dos dois municípios se transformaram no retrato do abandono.

A beleza do Marco Zero é o ponto de parada certa para os turistas de todas as partes do Brasil e do Mundo. Contudo basta olhar com um pouco mais de cuidado para observar que a área está apresentando sinais de falta de conservação.

Alguns bancos estão quebrados, a base da estátua do barão de Rio Branco também esta danificada assim como a placa de informações.

Além disso, os ferros do parapeito estão retorcidos ou foram retirados. Parte da estrutura do armazém onde está a centro do artesanato tem ferragens expostas.

Problemas que não deixaram de ser observados pela turista de São Paulo, Marcela Fernandes, que lamentou o estado em que encontrou o Recife Antigo.

Torre Malakoff e Rua do Bom Jesus

A torre Malakoff também apresenta problemas na fachada que esta com sinais de desgaste e pichações. A ferrugem também está tomando conta do portão de entrada.

Nem mesmo a Rua do Bom Jesus, que foi considerada a pouco tempo por uma revista norte americana de arquitetura como a terceira mais bonita do mundo, escapou da ação de vândalos e da falta de manutenção.

Os sinais da má conservação estão por todas as partes. Além das pichações e fiações expostas a placa que deveria indicar informações sobre a primeira sinagoga judaica das américas foi retirada. O turista Michael Aguilar reclamou da falta de informação nos monumentos históricos.

Olinda

Em Olinda, além da beleza do sítio histórico turistas também tinham de observar o lixo que ficava no entorno da Igreja da Sé.

Um outro desafio era encontrar placas legíveis sobre os monumentos que estavam pichadas ou deterioradas pela ação do tempo.

O que dizem os órgãos públicos?

Emlurb

Em nota, a Emlurb, que responde pela manutenção e limpeza urbana do Recife, disse que o reparo nos bancos do Marco Zero estão programados agora para janeiro.

Quanto aos outros problemas mostrados na reportagem, a Emlurb comunicou que vai enviar uma equipe para realizar vistorias nos locais e programar as obras necessárias.

Prefeitura de Olinda

Em relação as irregularidades encontradas em Olinda, a prefeitura disse que disponibiliza várias lixeiras em todo o Sítio Histórico, além da coleta diária de lixo e varrição das ruas por garis.

+VÍDEOS