PRISÃO

Homem suspeito de participar do assassinato de padre radicado em Pernambuco é preso

O pároco José Ronaldo de Brito, de 37 anos, foi encontrado morto dentro de casa, em Santarém, no Pará

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 05/01/2021 às 15:00 | Atualizado em 15/06/2023 às 13:56
Cortesia
FOTO: Cortesia

Um homem suspeito de participar do assassinato de um padre em Santarém, no Pará, foi preso. A vítima, que nasceu na Paraíba, viveu por muitos anos em Pernambuco.

No momento da abordagem policial, o suspeito dirigia o carro do pároco. O homem foi levado para a penitenciária local.

Quem era o padre?

O padre morava no bairro da Bela Vista do Juá, na cidade paraense. José Ronaldo prestava serviços na Paróquia de Belterra e era coordenador da Pastoral Carcerária.

Após celebrar uma missa no primeiro dia do ano, o religioso chegou a informar aos fiéis que entraria de férias e viajaria para sua terra natal.

Amigos do padre, que também era historiador e sociólogo, disseram que ele estava prestes a concluir a edição de um livro, que se chamava “Aliança: raízes de um povo”.

Ele também trabalhava em uma campanha em prol do Parque Ambiental de Aliança, na Zona da Mata pernambucana. O corpo do padre foi enterrado em um cemitério particular de Santarém.

Relembre o crime

O corpo de José Ronaldo de Brito, de 37 anos, bastante conhecido em Aliança, Zona da Mata Norte de Pernambuco, foi encontrado neste domingo (3), em Santarém.

Ele apresentava várias perfurações pelo corpo. A suspeita da polícia é de que o religioso tenha sido assassinado no primeiro dia do ano.

Homenagem

Em nota de pesar pelo falecimento do pároco, a Arquidiocese de Santarém, “envolvida pelo sentimento de consternação”, pediu orações aos fiéis.

“Outras informações relacionadas ao fato serão divulgadas posteriormente. Pedimos as orações da comunidade cristã em nossa Arquidiocese”, diz a nota, assinada pelo Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman.

+VÍDEOS