MEDIDAS

Covid-19: Governo de Pernambuco define novos protocolos para realização de eventos

Eventos que estejam desrespeitando as medidas contra a covid-19 podem ser denunciados

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 08/01/2021 às 11:28 | Atualizado em 19/05/2023 às 10:24
Pixabay
FOTO: Pixabay

Em função da pandemia de covid-19, o Governo de Pernambuco estabeleceu novos protocolos para a realização de eventos no âmbito estadual.

A portaria, que define novas recomendações sanitárias, foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (8). A medida entra em vigor já na próxima segunda-feira (11).

Entre os eventos sociais enquadrados nos novos protocolos sanitário estão as festas de casamento, batizados e formaturas.

Orientações

Entre as orientações estão a manutenção do distanciamento físico nos espaços do evento, como entrada, corredores, filas de acesso aos banheiros, salões, cadeiras etc. O limite máximo de pessoas por mesa é de dez pessoas.

Tanto participantes quanto funcionários e prestadores de serviço devem utilizar máscara durante todo o evento. O item só deve ser retirado para consumo de alimentos ou bebidas, exclusivamente quando as pessoas estiverem sentadas.

A higienização de áreas como mesas, balcões, teclados, maçanetas e botões, bem como banheiros, deve ser realizada a cada duas horas. Álcool em gel também deve ser disponibilizado em todos os pontos de entrada e de atendimento.

Descumprimento

Caso as determinações vigentes sejam descumpridas, a empresa contratada deve assumir as responsabilidades cabíveis, de acordo com a portaria.

Redução no limite

A medida ocorre após o governo estadual anunciar, na última quarta-feira (6), a proibição de eventos com mais de 150 pessoas. Anteriormente, o limite era de 300 pessoas.

Apelo

Na mesma coletiva, o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, pediu para que a população denuncie eventos que desrespeitem as medidas sanitárias decretadas pelo governo.

"As pessoas podem se antecipar. Tomando conhecimento de alguma festa, balada, rave, gafieira, seja lá o que for, mas que vai romper com os limites estabelecidos pelo decreto, nos informem previamente, que nós vamos tomar medida preventiva", disse Eurico.

"Vamos procurar esses locais e já determinar que eles estão impedidos de promover essas festas", continuou. Ainda de acordo com o secretário, todas as cidades do Litoral Pernambucano firmaram um acordo para intensificar o trabalho de fiscalização nas praias.

Como denunciar?

Para realizar uma denúncia de eventos que descumprem as medidas de combate à covid-19, o Procon Pernambuco disponibiliza o telefone (81) 3181-7000.

O número também funciona pelo WhatsApp e atende 24 horas. Festas ilegais podem ser denunciadas pelo 190, da Polícia Militar.

+VÍDEOS