PANDEMIA

Covid-19: UFPE disponibiliza ultrafreezers e 10 câmaras frias para armazenar doses da vacina

Juntos os equipamentos oferecidos pela UFPE têm capacidade de receber aproximadamente um milhão de doses de vacina contra a covid-19

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 12/01/2021 às 14:30 | Atualizado em 03/05/2023 às 6:45
Paulo Daniel/TV Jornal
FOTO: Paulo Daniel/TV Jornal

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está disponibilizando ultrafreezerscâmaras frias para armazenar as doses da vacina contra o novo coronavírus.

A universidade investiu cerca de R$ 1 milhão na compra de oito ultrafreezers de 728 litros e 10 câmaras frias de 572 litros. Além disso, a UFPE disponibilizou os equipamentos para a União e o Governo de Pernambuco com o objetivo de ajudar no combate ao vírus.

Os equipamentos devem chegar até esta sexta-feira (15) e a capacidade deles impressiona. Juntos, eles poderão armazenar aproximadamente mais de um milhão de doses da vacina contra a covid-19.

Local

O local onde os equipamentos vão ficar no Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica (Nupit) da instituição, que já está pronto e com todas as condições técnicas necessárias.

O reitor da UFPE, Alfredo Gomes, reforçou o compromisso da instituição de cumprir a sua missão social com a saúde pública.

No mesmo prédio do núcleo funciona o Laboratório de Campanha de Diagnóstico da covid-19. Ele já realizou mais de 64 mil testes do tipo RT-PCR para 128 municípios.

A UFPE está trabalhando para ampliar esta capacidade e ainda instalar no local uma sala de vacinação para quando finalmente as doses forem disponibilizadas.

+VÍDEOS