EDUCAÇÃO

Com normas de prevenção contra a covid-19, veja orientações para prova do Enem

Provas começam no próximo domingo (17)

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 13/01/2021 às 18:00
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que começa no próximo domingo (17), além das provas, vão enfrentar um novo teste esse ano: seguir à risca as normas de prevenção contra o novo coronavírus (covid-19), durante a realização do exame. Ao todo, são várias medidas que deverão ser cumpridas para evitar o contágio na sala de aula.

>>Confira como será a primeira edição do Enem digital

Mudanças

Nas escolas onde o exame será realizado, há várias mudanças. Entre elas, cadeiras mais afastadas com a garantia do distanciamento e janelas abertas para ajudar na circulação de ar. Tudo para evitar qualquer possibilidade de contágio pela covid-19, regras que também valem para os estudantes.

>>Datas do Enem devem ser mantidas

Orientações

Na ocasião, todos os estudantes vão precisar higienizar as mãos com álcool em gel disponibilizado nas salas antes de entrar. A máscara é obrigatória durante toda a prova e só pode ser retirada na hora da água ou lanche. Ela também poderá ser trocada por outra durante a permanência no local. Quem não usá-la pode ser desclassificado.

>>Checklist Enem vai trazer dicas para preparação final de candidatos, na TV Jornal

Redução

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) que administra a aplicação da prova, a ocupação de todas as salas será reduzida em 50%. O Exame Nacional do Ensino Médio de 2020 chega após um período de incertezas por conta da pandemia e quem tem experiência no convívio com os candidatos diz que essa reta final é o momento adequado para revisar os assuntos e relaxar.

Sintomas

Vale ressaltar que, quem apresentar sintomas de qualquer doença infectocontagiosa, incluindo a covid-19 não deve comparecer ao local de prova. Neste caso, será necessário procurar atendimento médico e solicitar uma nova data para realização do Enem.

Prova

No próximo domingo, primeiro dia da prova na versão impressa serão cinco horas e meia de exame com questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. A estudante Beatriz Barbosa, de 17 anos, sabe o quanto foi difícil se preparar em casa. Ela está confiante nas medidas sanitárias e tem certeza que alcançará a nota para ingressar no curso de medicina.

Live TV e Rádio Jornal

Nesta quarta-feira (13), às 17h30, haverá uma live nas redes sociais da TV e da Rádio Jornal com dicas nas áreas de saúde, bem estar e educação para quem vai fazer as provas do Enem. O Check List do Enem vai ser comandado pelo apresentador Flávio Barra com transmissão pelo Facebook e pelo Youtube. Não deixe de participar!

+VÍDEOS