
O Ministério da Saúde autorizou, nesta segunda-feira (18), o início da campanha de vacinação contra o novo coronavírus (covid-19), no Brasil.
Nesta segunda-feira (18), o prefeito do Recife, João Campos, a secretária Municipal de Saúde, Luciana Albuquerque, e o secretário de Planejamento, Gestão e Transformação Digital, Felipe Matos, coordenador da Sala de Situação, apresentaram os detalhes do Plano Recife Vacina, com toda a estrutura montada na cidade, que está pronta para vacinar a população, segundo garantiram as autoridades.
O anúncio foi feito em coletiva, transmitida pela internet.
>> Prefeitura do Recife detalha plano de vacinação contra covid-19 na cidade
>> Covid-19: Vacinas começam a ser distribuídas e vacinação nacional é antecipada
- Pernambuco já está pronto para início da vacinação contra covid-19
- Criminosos usam vacinação contra covid-19 para aplicar golpes; entenda
- Prefeitura do Recife detalha plano de vacinação contra covid-19 na cidade
- Covid-19: Vacinas começam a ser distribuídas e vacinação nacional é antecipada
- Apesar da covid-19, torcedores do Santa Cruz fazem aglomeração nos arredores do Arruda
- Covid-19: Pernambuco passa de 10.000 mortes, e secretário fala sobre vacinação
- Após aprovação de vacinas contra covid-19, ministro da Saúde fala sobre vacinação no Brasil
- Covid-19: Enfermeira é 1ª brasileira a ser vacinada, em São Paulo
Detalhes do plano de vacinação contra a covid-19 no Recife
O plano de imunização contra a covid-19, no Recife, terá quatro fases. Cada uma delas terá duração de um mês
- 1ª fase: pessoas a partir de 80 anos; pessoas entre 75 e 79 anos; trabalhadores da Saúde; idosos a partir de 60 anos e trabalhadores das instituições de longa permanência para idosos (ILPIs); pessoas a partir de 18 anos com deficiência, que moram em residências inclusivas (institucionalizadas)
- 2º fase: Idosos de 60 a 64 anos; de 65 a 69 anos; de 70 a 74 anos
- 3º fase: grupo com comorbidades (diabetes, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doença cardiovascular e cerebrovascular, pessoas que fizeram transplantes de órgão sólidos, pessoas com anemia falciforme, pacientes com câncer, pessoas que têm obesidade grave (IMC a partir de 40)
- 4º fase: pessoas com deficiência permanente severa; trabalhadores da Educação; força de segurança e salvamento; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e metroferroviário de passageiros; trabalhadores de transporte aéreo; trabalhadores de portuários; população privada de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; pessoas em situação de rua
Pernambuco
Em Pernambuco, o Governo do Estado garante que está tudo pronto para iniciar a imunização contra a covid-19.
No primeiro lote enviado pelo Ministério da Saúde, Pernambuco deve receber cerca de 270 mil vacinas, que vão garantir as duas doses de imunização para 129 mil pessoas do grupo prioritário.
>> Covid-19: Pernambuco passa de 10.000 mortes, e secretário fala sobre vacinação
Pela manhã, foi realizada, no Palácio do Campo das Princesas, uma reunião do gabinete de enfrentamento ao novo coronavírus. O objetivo foi acertar com os municípios os detalhes finais para o início da imunização.
De acordo com o Governo do Estado, está tudo pronto para o início da vacinação, em Pernambuco e os municípios já receberam, na semana passada, as agulhas e seringas necessárias.
Neste início, serão priorizados idosos com mais de 80 anos, e os que tenham a partir de 60, que vivam em abrigos, além dos profissionais de saúde que tratam de pacientes com covid-19 e de indígenas de aldeias.
>> Após aprovação de vacinas contra covid-19, ministro da Saúde fala sobre vacinação no Brasil
>> Vacinação contra covid-19 começa no Brasil; confira quem foi 1º vacinada
>> Covid-19: Anvisa aprova uso emergencial da vacina de Oxford/AztraZeneca e CoronaVac
Covid-19 em Pernambuco
A Secretaria Estadual de Saúde confirmou, ontem, 482 novos casos de covid-19, chegando a um total de 241.087. Também houve mais 27 óbitos, o que fez Pernambuco ultrapassar a incômoda e triste marca de 10 mil. Agora, já morreram 10.020 pessoas.