EDUCAÇÃO

Primeiro dia de provas do Enem é marcado por duplo desafio

Além das questões das provas foi preciso paciência para cumprir as regras estabelecidas pela organização do exame e evitar a contaminação pelo novo coronavírus

Primeiro dia de provas do Enem é marcado por duplo desafio

Os estudantes também avaliaram o nível das questões e da redação que teve como tema o Estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira. - Foto: Paulo Daniel/TV Jornal

Os candidatos ao Enem tiveram que enfrentar um duplo desafio no primeiro dia de prova, nesse domingo (17). Este ano, além das questões das provas, foi preciso paciência para cumprir as regras estabelecidas pela organização do exame e evitar a contaminação pelo novo coronavírus (covid-19).

>> Enem 2020: Tema da redação é o estigma das doenças mentais no Brasil

Além da caneta, documento com foto e lanche, como de costume, dois novos itens: máscara e álcool em gel. Foi assim vários estudantes foram fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio. Equipamentos necessários para a prevenção, em tempos de pandemia.

>> Enem em Pernambuco vai ter drones para tentar evitar aglomerações

Aglomeração

Em alguns locais de prova, como em uma faculdade, no bairro da Boa Vista, área central do Recife, foi possível perceber pessoas sem máscaras ou utilizando o equipamento de forma errada.

Antes do fechamento dos portões, muita gente acabou se aglomerando para incentivar os candidatos atrasados a chegar a tempo de não perder a prova. Assim que o tempo se esgotou, teve estudante que não conseguiu entrar. 

>> Confira cinco dicas valiosas para se preparar para o Enem 2020

Reclamação

A estudante Débora Nunes chegou em cima da hora e entrou no prédio, mas, ao chegar perto da sala descobriu que estava no local errado para fazer a prova. Teve de sair e acabou perdendo a chance de fazer o Enem.

Ela reclamou que foi mal orientada pelos fiscais de prova.

Questões

Quem conseguiu entrar teve 5 horas e meia para responder as questões de ciências humanas, português, língua estrangeira e redação.

Na saída, alguns candidatos revelaram terem feito as provas em um ambiente fechado e climatizado, contrariando a orientação do Inep de manter janelas e portas abertas, nas salas onde o exame estava sendo aplicado.

Avaliação

Os estudantes também avaliaram o nível das questões e da redação, que teve como tema o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio continua, no próximo domingo (24), quando os feras terão de responder as questões de matemática e da área da ciência das naturezas, como química, física e biologia.

Nota do INEP

Sobre a participante que disse ter sido orientada de forma errada por um fiscal, o Inep afirmou que o estudante que teve problemas poderá solicitar a reaplicação do exame, em até 5 dias. Esta reaplicação do Enem está prevista para acontecer no final de fevereiro. Sobre algumas salas não estarem seguindo o protocolo definido, o Inep não se pronunciou.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.