EDUCAÇÃO

Enem 2020: primeiro dia de provas é marcado por duplo desafio

Além das questões das provas foi preciso paciência para cumprir as regras estabelecidas pela organização do exame e evitar a contaminação pelo novo coronavírus

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 18/01/2021 às 10:34 | Atualizado em 20/03/2023 às 9:06
Paulo Daniel/TV Jornal
FOTO: Paulo Daniel/TV Jornal

Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tiveram que enfrentar um duplo desafio no primeiro dia de prova, nesse domingo (17).

Este ano, além das questões das provas, foi preciso paciência para cumprir as regras estabelecidas pela organização do exame e evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Além da caneta, documento com foto e lanche, como de costume, dois novos itens: máscara e álcool em gel. Foi assim vários estudantes foram fazer a prova do Enem.

O Exame Nacional do Ensino Médio continua no próximo domingo (24), quando os feras terão de responder as questões de matemática e da área da ciência das naturezas, como química, física e biologia.

Aglomeração

Em alguns locais de prova, como em uma faculdade, no bairro da Boa Vista, área central do Recife, foi possível perceber pessoas sem máscaras ou utilizando o equipamento de forma errada.

Antes do fechamento dos portões, muita gente acabou se aglomerando para incentivar os candidatos atrasados a chegar a tempo de não perder a prova. Assim que o tempo se esgotou, teve estudante que não conseguiu entrar.

Reclamação

A estudante Débora Nunes chegou em cima da hora e entrou no prédio, mas, ao chegar perto da sala descobriu que estava no local errado para fazer a prova.

Teve de sair e acabou perdendo a chance de fazer o Enem. Ela reclamou que foi mal orientada pelos fiscais de prova.

Questões

Quem conseguiu entrar teve 5 horas e meia para responder as questões de ciências humanas, português, língua estrangeira e redação.

Na saída, alguns candidatos revelaram terem feito as provas em um ambiente fechado e climatizado, contrariando a orientação do Inep de manter janelas e portas abertas, nas salas onde o exame estava sendo aplicado.

Avaliação

Os estudantes também avaliaram o nível das questões e da redação, que teve como tema o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira.

Nota do INEP

Sobre a participante que disse ter sido orientada de forma errada por um fiscal, o Inep afirmou que o estudante que teve problemas poderá solicitar a reaplicação do exame, em até 5 dias.

Esta reaplicação do Enem está prevista para acontecer no final de fevereiro. Sobre algumas salas não estarem seguindo o protocolo definido, o Inep não se pronunciou.

+VÍDEOS