PANDEMIA

Aumento de casos da covid-19 em Pernambuco faz crescer a procura por testes rápidos nas farmácias

Em alguns estabelecimentos, a demanda tem sido tão alta que agora é preciso fazer agendamento


Aumento de casos da covid-19 em Pernambuco faz crescer a procura por testes rápidos nas farmácias

Em alguns estabelecimentos, a demanda tem sido tão alta que agora é preciso fazer agendamento - Foto: Leopoldo Silva/ Agência Senado

O aumento no número de casos do novo coronavírus (covid-19), em Pernambuco, fez crescer a procura por testes rápidos nas farmácias. Em alguns estabelecimentos, a demanda tem sido tão alta que agora é preciso fazer agendamento.

>>Pandemia: Brasil passa das 210 mil mortes causadas pela covid-19

Atualmente, muitos pernambucanos que tem dúvidas se contraíram o novo coronavírus apresentam sintomas da doença tem optado por testes de farmácia. De acordo com Associação Brasileira do Setor, só este mês foram feitos mais de 5 mil testes desses 1.682 testaram positivo para a covid-19.

>>Pernambuco começa segundo dia de vacinação contra covid-19

Aumento

O aumento acontece justamente no momento em que o número de casos da doença vem crescendo em todo Estado.

>>Prefeitura do Recife detalha plano de vacinação contra covid-19 na cidade

 

Em uma farmácia, no bairro da Várzea, os testes são feitos por um farmacêutico e só por agendamento. Apesar dos preços que variam entre R$ 80 e 100 a procura tem aumentado.

Movimento

Se nas farmácias o movimento de pessoas atrás de testes para a covid-19 tem sido cada dia maior na rede pública é possível perceber uma diminuição de atendimentos nos centros de testagens do Governo do Estado.

>>Covid-19: 115 pacientes foram transferidos do Amazonas para tratamento

No Geraldão, onde se faz o teste do tipo RT-PCR sem sair do veículo, ao invés de filas de carros funcionários sentados à espera do público. Eles não quiseram gravar entrevista mas informaram que a procura pelo serviço caiu cerca de 40% na última semana.

Reclamação

O funcionário público, Josenildo Felipe, foi acompanhando da esposa que estava apresentando sintomas da doença e fez o teste. Ele reclamou do prazo estipulado pelo governo para a liberação do resultado que é de 10 dias úteis.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.