PANDEMIA

Covid-19: aumento de casos em Pernambuco faz crescer a procura por testes rápidos nas farmácias

Em alguns estabelecimentos, a demanda tem sido tão alta que agora é preciso fazer agendamento

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 20/01/2021 às 16:00 | Atualizado em 07/03/2023 às 13:13
Leopoldo Silva/ Agência Senado
FOTO: Leopoldo Silva/ Agência Senado

O aumento no número de casos de covid-19 em Pernambuco fez crescer a procura por testes rápidos nas farmácias. Em alguns estabelecimentos, a demanda tem sido tão alta que agora é preciso fazer agendamento.

Atualmente, muitos pernambucanos que tem dúvidas se contraíram o novo coronavírus têm optado por testes de farmácia.

De acordo com associação do setor no país, só este mês foram feitos mais de 5 mil testes. Destes, 1.682 testaram positivo para a covid-19.

Aumento na procura

O aumento na procura acontece justamente no momento em que o número de casos da doença vem crescendo em todo o estado.

Em uma farmácia no bairro da Várzea, os testes são feitos por um farmacêutico e só por agendamento. Apesar dos preços que variam entre R$ 80 e R$ 100, a procura tem aumentado.

Movimento

Se nas farmácias o movimento de pessoas atrás de testes para a covid-19 tem sido cada dia maior, na rede pública é possível perceber uma diminuição de atendimentos nos centros de testagens do governo estadual.

No Geraldão, onde se faz o teste do tipo RT-PCR sem sair do veículo, ao invés de filas de carros funcionários sentados à espera do público. Eles não quiseram gravar entrevista mas informaram que a procura pelo serviço caiu cerca de 40% na última semana.

Demora para liberação do resultado gera reclamações

O funcionário público Josenildo Felipe foi acompanhado da esposa, que estava apresentando sintomas da doença e fez o teste. Ele reclamou do prazo estipulado pelo governo para a liberação do resultado que é de 10 dias úteis.

+VÍDEOS