PANDEMIA

Covid-19: cerca de mil pacientes ocupam UTIs exclusivas para a doença em Pernambuco

Número de casos graves de covid-19 em UTIs é considerado muito alto, segundo o governo estadual

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 21/01/2021 às 12:30 | Atualizado em 27/02/2023 às 12:26
Bruno Campos/ JC Imagem
FOTO: Bruno Campos/ JC Imagem

O secretário Estadual de Saúde de Pernambuco, André Longo, informou, durante coletiva de imprensa, nessa quarta-feira (20), que cerca de mil pacientes estão ocupando as UTIs exclusivas para covid-19, nas redes pública e privada do Estado.

Segundo o secretário, o número é considerado muito alto. "Sabemos da alta taxa de mortalidade desses pacientes graves", disse, lembrando as 10 mil vidas perdidas para a covid-19 em Pernambuco.

"Precisamos reforçar as medidas de cuidado para evitar mais perdas de vidas no nosso estado", completou.

Parques

O secretário também demonstrou preocupação com o desrespeito aos protocolos de prevenção à covid-19, dos frequentadores de parques do Estado, e ameaçou o fechamento dos espaços, caso a curva de contágio do novo coronavírus siga em alta, em Pernambuco.

"Caso não haja uma melhora no comportamento social nesses espaços de convivência, caso as prefeituras não sejam mais rígidas nesses espaços de convivência, o comitê de enfrentamento decidiu por avaliar o fechamento desses parques, na próxima semana", alertou.

Suspensão de eventos

Durante a coletiva de imprensa online dessa quarta-feira (20), o Governo de Pernambuco também anunciou a suspensão de eventos sociais e corporativos.

A medida passa a valer, a partir do dia 25 de janeiro e terá prazo de 30 dias. O secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, falou sobre a determinação.

"Estão suspensos os eventos sociais e corporativos que podiam ser realizados, até então, com a capacidade de 150 pessoas", detalhou.

São considerados eventos sociais festas de aniversário, casamentos, batizados, formaturas e similares. No dia 6 de janeiro, o governo estadual havia anunciado a proibição de eventos com mais de 150 pessoas. Antes, eram permitidas até 300 pessoas.

Elogio aos banhistas e comerciantes

Ainda durante a coletiva, Longo elogiou o comportamento de banhistas e comerciantes das praias do Estado, que, segundo ele, fizeram com que o número de aglomerações fosse diminuído nas orlas, durante o último fim de semana.

"Neste final de semana, tivemos uma situação bem mais controlada do que tivemos nos finais de semana passados. É preciso que nós continuemos avançando, cumprindo os protocolos, tanto os comerciantes quanto os banhistas", disse Longo.

"A prioridade sempre será a saúde. É preciso que a gente participe e cumpra os protocolos, com todo seu rigor para que a gente mantenha essas praias abertas, como estão", completou.

+VÍDEOS