Insegurança

Aumento da violência preocupa moradores e comerciantes de Brasília Teimosa

Os moradores de Brasília Teimosa têm realizado reuniões para cobrar da polícia um trabalho mais estratégico de combate à violência

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 26/01/2021 às 14:00 | Atualizado em 18/01/2023 às 11:40
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Os moradores e comerciantes de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, estão preocupados com o crescimento no número de assaltos e arrombamentos a imóveis no bairro.

A mudança de comportamento de quem mora na localidade pode ser notada, assim que anoitece. As ruas agora têm movimento bem menor do que antes.

Muitos moradores preferiram não dar entrevista, mas confirmaram à equipe de reportagem da TV Jornal que isso é consequência do medo provocado pela onda de violência das últimas semanas.

Segundo eles, houve um aumento significativo no tráfico de drogas, assaltos e arrombamentos. Além disso, áudios de ameaças feitas por supostos traficantes nas redes sociais também têm sido motivo de preocupação.

Números

Segundo a Secretaria de Defesa Social, em 2020, houve uma queda de 41% dos crimes violentos contra o patrimônio, em relação a 2019. No entanto, a comparação dos dois últimos anos também mostrou uma alta de 8% nos homicídios.

De acordo com o governo, os dados se referem à área integrada de segurança 3, que corresponde a diversos bairros da Zona Sul do Recife, incluindo Brasília Teimosa.

Os moradores da comunidade têm realizado reuniões para cobrar da polícia um trabalho mais estratégico de combate à violência.

Nota da PM

Em nota, a Polícia Militar informou que a segurança em Brasília Teimosa foi reforçada com equipes do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) e moto patrulheiros.

Ainda segundo a nota, o grupo tático aéreo da Secretaria de Defesa Social (SDS) também estará atuando, durante toda esta semana, realizando sobrevoos noturnos no bairro.

+VÍDEOS