PANDEMIA

Covid-19: Pernambuco continua em estabilidade, mas 'números ainda são preocupantes', afirma André Longo

Secretário de Saúde também reforçou necessidade de cuidados e seguir os protocolos de saúde e prevenção à covid-19

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 29/01/2021 às 11:02 | Atualizado em 14/12/2022 às 12:57
Alex Oliveira / JC IMAGEM
FOTO: Alex Oliveira / JC IMAGEM

O secretário estadual de Saúde, André Longo, declarou que Pernambuco segue em estabilidade na demanda por leitos. A afirmação foi dada em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (28).

De acordo com ele, houve queda dos pedidos por leitos de UTI e aumento das solicitações por leitos de enfermaria por conta da covid-19 nas últimas semanas.

"Comparando os últimos 15 dias, tivemos uma redução de 11%. Em relação a leitos de UTI, tivemos uma redução de 5% de internação em UTI, mas tivemos aumento na enfermaria", afirmou o titular da pasta.

Longo reforçou que, apesar da redução na procura por UTIs, a queda ainda não traz segurança: "Não tivemos nenhum tipo de queda sustentada de transmissão. Os números ainda são preocupantes e ainda temos uma transmissão ativa do vírus, o que reforça permanentemente a necessidade dos cuidados".

Suspensão do feriado de carnaval

Ainda na coletiva online do Governo de Pernambuco sobre a pandemia foi anunciada a suspensão do ponto facultativo nas repartições públicas estaduais, na segunda e terça-feira de carnaval deste ano.

"No mês de dezembro, o comitê entendeu por suspender o Carnaval, neste ano de 2021, por razões óbvias de aglomerações. E agora, portanto, o Governo vem anunciar a suspensão do ponto facultativo, no período do carnaval", disse o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

De acordo com Novaes, a razão para isso é a importância de seguir os protocolos sanitários e evitar aglomerações.

"É muito importante que, no período que se aproxima, de carnaval, as famílias continuem respeitando os protocolos para que todos nós possamos enfrentar este momento com o máximo de tranquilidade possível", definiu.

Início da vacinação

Sobre a vacinação contra o novo coronavírus, Longo se diz esperançoso, mas ressaltou a importância de respeitar os grupos prioritários e o tempo para que a imunização ocorra.

"Também quero reforçar que o início da vacinação nos enche de esperança, mas ainda vai levar um tempo para proteger os grupos prioritários. A vacinação precisa das duas doses para que a imunização aconteça e seja eficaz", explicou.

Idosos acima dos 85 anos

Longo reforçou a importância da vacinação nos idosos com idade superior a 85 anos. "Essa faixa etária, apesar de representar 1% da nossa população, é responsável por 15% das mortes em nosso Estado. Quando infectados, 70% desses idosos acabam por adquirir a forma mais grave do vírus".

Profissionais de saúde

Sobre a vacinação dos profissionais de saúde, o secretário também disse que equipes de saúde primária também serão vacinadas em breve.

"Com as novas remessas de vacinas do Butantan, nós também estamos ampliando a vacinação dos trabalhadores da saúde, ultrapassando, muito em breve, a perspectiva da linha de frente", disse.

Longo também explicou que o plano de imunização só deve avançar para uma nova fase assim que os indivíduos da primeira fase forem vacinados.

Estado pode tomar medidas mais restritivas

Sobre o comportamento em praias e parques do Estado, André Longo não descarta tomar medidas mais restritivas, caso os protocolos sanitários sejam descumpridos.

"Caso o comportamento negacionista de alguns tiver repercussão nos indicadores, poderemos sim adotar medidas mais rígidas, em relação a esses espaços públicos", disse.

Reforço aos cuidados

O secretário de Saúde também aproveitou para reforçar os cuidados e a necessidade de seguir os protocolos de saúde.

"Quero reforçar que todos precisam manter o uso das máscaras de forma correta, sempre que sair de casa, a lavagem frequente das mãos e o uso, por vezes, do álcool em gel, e manter o distanciamento físico necessário. Mais que nunca, é preciso manter o respeito e empatia com a vida e com os outros."

+VÍDEOS