moradia

Famílias invadem antigo prédio do Fórum de Jaboatão dos Guararapes para pedir moradia

Ao todo, cerca de 400 pessoas ligadas ao movimento de luta nos bairros, vilas e favelas, MLB, ocuparam o antigo prédio do Fórum de Jaboatão dos Guararapes para protestar por moradias.

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 10/02/2021 às 13:30 | Atualizado em 13/01/2023 às 7:51
BRUNO CAMPOS/TV Jornal
FOTO: BRUNO CAMPOS/TV Jornal

Várias famílias invadiram o antigo prédio do Fórum de Jaboatão dos Guararapes, que fica na Avenida Barreto de Menezes, em Prazeres, por volta das 4h desta quarta-feira (10).

Ao todo, cerca de 400 pessoas ligadas ao movimento de luta nos bairros, vilas e favelas, MLB, ocuparam o local para cobrar por moradias.

Elas representam 400 famílias de comunidades de Jaboatão, que segundo o coordenador do movimento, Kleber Santos, não estão conseguindo pagar os aluguéis com a crise provocada pela pandemia.

Com faixas e bandeiras, os manifestantes da ocupação batizada de Paulo Freire, gritavam palavras de ordem.

A polícia acompanhava de perto o movimento. Durante a madrugada, sprays de pimenta foram utilizados, segundo os manifestantes.

O prédio onde funcionava o fórum apresenta riscos na estrutura. Em 2012, funcionários do fórum chegaram a ouvir estalos. Os manifestantes querem que a área seja transformada em moradias.

As famílias alegam que só sairão do local após serem recebidas por representantes da Prefeitura de Jaboatão e do Governo do Estado.

Resposta da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes

A Prefeitura de Jaboatão afirmou que o prédio é do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

A produção da TV Jornal entrou em contato com a assessoria de imprensa da instituição, que reconheceu a propriedade do edifício mas explicou que ele estava cedido à prefeitura do município até o último mês de dezembro, quando a prefeitura manifestou interesse em devolver o prédio.

O processo administrativo ainda não foi concluído. A nota afirma que enquanto o procedimento não for concluído, a responsabilidade é da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes.

+VÍDEOS