covid-19

Ex-secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, é indiciado por suspeita de irregularidades na compra de respiradores para pacientes com covid-19

Inquérito que investiga Jailson Correia apontou que a Secretaria comprou respiradores que não poderiam ser utilizados em humanos, e de empresa sem autorização

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 11/02/2021 às 12:16 | Atualizado em 04/01/2023 às 9:37
Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem

O ex-secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, e mais três pessoas foram indiciados pela Polícia Federal por irregularidades na compra de respiradores que deveriam ser destinados ao tratamento de pacientes com covid-19.

O inquérito apontou que a Secretaria de Saúde do Recife comprou respiradores de uma empresa que não tinha autorização da Anvisa para produzir os equipamentos, os quais não poderiam ser utilizados em humanos.

Na época, um vídeo dos respiradores sendo testados em porcos circulou nas redes sociais. O valor desse contrato foi de R$ 11 milhões.

De acordo com a Polícia Federal, Jailson Correia foi indiciado pelo crime de dispensa indevida de licitação.

Indiciamentos

O ex-diretor financeiro e a ex-fiscal de contrato da Secretaria de Saúde do Recife foram indiciados por peculato e por dispensa indevida de licitação.

O empresário envolvido no caso foi indiciado por uso de documento falso e por sonegação tributária e previdenciária.

+VÍDEOS