CHUVA

Após fortes chuvas em Camaragibe, população contabiliza prejuízos

Alguns moradores reclamam que ainda não foram procurados pela Defesa Civil e estão recebendo doações de amigos

Após fortes chuvas em Camaragibe, população contabiliza prejuízos

Na área mais afetada, a prefeitura começou o serviço de desobstrução do canal e limpeza - Foto: JAILTON JUNIOR/TV Jornal

Depois da chuva que atingiu fortemente a cidade de Camaragibe, no Grande Recife, nesta terça-feira (16), foi o dia de contabilizar os prejuízos e retirar a lama dos imóveis. Hoje, ainda é possível ver os estragos ainda estão por todas as partes na região.

>>Chuva invade casas no bairro do Vasco da Gama; moradores convivem com medo e prejuízo

24h não foram suficientes para limpar tudo e a lama ficou impregnada nos cômodos das casas, como a da aposentada Cristina Carneiro que ontem estava desesperada. Hoje, quando a água baixou é que ela teve noção do prejuízo. Ela perdeu tudo que tinha na casa. 

>>Moradores perdem tudo, após água da chuva invadir casas em Camaragibe

Lamento

O único alento no coração após fortes chuvas foi a chegada de doações, não do poder público municipal, mas sim de vizinhos e amigos.

Susto

A dona de casa Gilcelia Ferreira, nessa segunda (15), falou do susto que os pais idosos tiveram. Na manhã desta terça, ela contou que eles deixaram a casa. Na ocasião, ela reclamou que a Defesa Civil não apareceu na região.

Desobstrução

Um dia depois dos prejuízos causados pela chuva, na manhã desta terça (16) a Prefeitura de Camaragibe finalmente foi fazer a desobstrução do canal e limpeza da área.

Serviço

O serviço na Avenida Belmino correia também foi retomado. De acordo com a prefeitura, a ajuda aos outros moradores mostrados no início da reportagem será providenciada em seguida.

NOTA PREFEITURA CAMARAGIBE

A Prefeitura de Camaragibe uniu esforços para minimizar os impactos das chuvas na cidade, que bateram a marca de 89 milímetros de índice pluviométrico em menos de 12 horas, nesta última segunda-feira (15). A Secretaria de Assistência Social de Camaragibe visitou os moradores da localidade afetada no bairro de Alberto Maia e viabilizou atendimentos para 25 famílias.

Dentre as ações, foram realizados cadastros sociais de todos os afetados; além de cadastro material com os utensílios que os moradores do entorno do condomínio em obra perderam por conta do deslizamento da lama da barreira próxima da construção, para que a empresa responsável possa ressarcir os cidadãos. Para isso, a prefeitura também está prestando orientação jurídica.

Além do cadastramento para inserção desses moradores em programas sociais, a equipe do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) serviu refeição pronta e realizou a entrega de colchão e lençol aos moradores. Nesta terça-feira (16), a prefeitura também vai entregar cestas básicas aos moradores da região.

Drenagem - A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos está realizando a capinação e limpeza da área alagada, além do escoamento da água acumulada, desde a manhã desta terça-feira (16). Um caminhão pipa também foi enviado ao local para facilitar a limpeza das casas. Para auxiliar os moradores, equipes da secretaria estão unidas aos moradores na força tarefa para a retirada de móveis e toda limpeza.

Em caso de emergência, a prefeitura pede que os munícipes acionem a Defesa Civil no telefone 2129-9564. O número também funciona como WhatsApp e esta disponivel das 7h as 19h. Caso seja necessário atendimento apos esse horario, está disponível o canal *199.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.