PANDEMIA

Bairros da Zona Sul do Recife estão no topo do ranking dos locais com mais mortes por covid-19


Boa Viagem está no topo da lista com 209 óbitos registrados desde o início da pandemia

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 16/02/2021 às 16:30
Wellington Lima / TV Jornal
FOTO: Wellington Lima / TV Jornal
Leitura:

Um levantamento de dados feito pelo Jornal do Commercio, baseado no boletim epidemiológico da Prefeitura do Recife, mostra que os bairros da Zona Sul do Recife estão no topo do ranking dos locais com mais mortes pelo novo coronavírus (covid-19).

>>Equipe de ambulância é assaltada no Recife, após deixar paciente com covid-19 em unidade de saúde

O estudo mostra que a capital pernambucana contabilizou até agora 2.988 vidas perdidas por complicações da covid-19. Desse total, 36% dos óbitos estão concentrados nos 10 bairros mais populosos da cidade. Três deles são da Zona Sul.

>>Amazonas deve ser o primeiro estado a vacinar toda a população contra a covid-19, diz ministro da Saúde

Primeiro vem Boa Viagem, com 209 mortes registradas desde o inicio da pandemia. Depois está a Cohab com 130 óbitos. Em seguida vem o bairro do Ibura onde 127 pessoas morreram. Abaixo está o bairro da Várzea, na Zona Oeste com 112 mortes.

>>Veja como foi fim de semana de carnaval no Recife e em Olinda, durante a pandemia de covid-19

Propícios a complicações

Para a pesquisadora da Fiocruz, Ana Brito, os moradores das localidades com maior índice de óbitos estão mais propícios a ter sérias complicações causadas pela doença. Inclusive levar à morte.

Movimento

Na manhã desta terça-feira (16), a equipe de reportagem da TV Jornal registrou em Boa Viagem muitas pessoas na rua sem máscara. Na orla a cena se repetia. Tinha pessoas caminhando no calçadão, pedalando na ciclovia e banhistas na faixa de areia que pareciam não se incomodar com o uso acessório. Alguns levavam a máscara na mão ou pendurada no pescoço.

O analista de T.I, Jonathan Rodrigo, estava sem a máscara. Ele disse que esqueceu no carro mas quando lembrou voltou para pegar e continuou o exercício.

Fiscalização

Durante esta reportagem, não foi visto nenhum tipo de fiscalização na praia.

Ibura

No bairro do Ibura, populares registraram vídeos de aglomeração. As imagens mostram muita gente em uma festa de rua na UR-1 que aconteceu por volta das 5h. O encontro foi registrado até nas redes sociais.