DROGAS

Cinco tripulantes que estavam no barco carregado de cocaína na costa de Pernambuco são presos

A embarcação foi interceptada a 270 km da costa recifense ainda em águas brasileiras


Cinco tripulantes que estavam no barco carregado de cocaína na costa de Pernambuco são presos

Cinco pessoas que estavam no barco na costa de Pernambuco foram presos - Foto: BRUNO CAMPOS/TV Jornal

Uma tonelada e meia de cocaína foi apreendida em um barco que seguia do Brasil para a Europa. A droga vinha sendo transportada num veleiro do tipo catamarã, com cinco tripulantes. A embarcação vinha sendo monitorada desde o sábado, graças a uma operação inédita envolvendo a marinha, a Polícia Federal e três organizações de combate ao tráfico de drogas: o Centro de Análise e Operações Marítimas de Lisboa, em Portugual, o Drug Enforcement Administration, dos Estados Unidos, e Nacional Crime Agency, do Reino Unido.

>>Italiano suspeito de comandar tráfico internacional de drogas é preso em Aldeia

Navio

O navio patrulheiro oceânico araguari saiu da base naval de Natal, no Rio Grande do Norte, com militares e policiais federais e conseguiu interceptar a embarcação a 270 km da costa recifense ainda em águas brasileiras na noite do domingo. Os cinco tripulantes foram presos.

>>Marinha e PF apreendem barco carregado com cocaína na costa de Pernambuco

Dentro da embarcação, foi encontrado quase 1 tonelada e meia de cocaína. Desde o momento da prisão, a embarcação estava em deslocamento, a 14km/h, escoltada. A chegada no Porto do Recife estava prevista para a manhã desta terça-feira (16).

Droga

O primeiro a atracar no porto foi o navio, responsável pelo patrulhamento da costa nordestina. O veleiro do tipo catamarã veio logo atrás, conduzido por militares e policiais federais. A droga seguia do Brasil para algum ponto da Europa, que ainda não foi revelado.

Tripulantes

Todos os cinco tripulantes eram brasileiros. Eles saíram do Porto do Recife em carros oficiais, que seguiram em comboio para a sede da Polícia Federal, onde foram autuados em flagrante.

Esquema

No trajeto, policiais federais bloquearam o trânsito para que a droga passasse. Um grande esquema de segurança foi montado. O entorpecente estava em cima de uma caminhonete em sacos pretos. Logo depois foi a vez dos tripulantes da embarcação. Eles foram levados para um prédio anexo da PF. Chegaram algemados e seguiram para a carceragem. Cães farejadores também foram utilizados na operação.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.