VANDALISMO

Ladeiras históricas de Olinda são alvo de pichações

Quem for pego pichando prédios históricos e tombados pode ser preso por seis meses a um ano, além de precisar pagar multa.

Ladeiras históricas de Olinda são alvo de pichações

Um lugar histórico com marcas de vandalismo e abandono - Foto: WELINGTON LIMA/TV Jornal

As históricas ladeiras de Olinda vêm sendo alvo de pichações. Um dos cartões postais de Pernambuco e do Brasil está marcado pelo vandalismo.

Marcas

Na entrada da cidade, o Prédio dos Correios está todo manchado. Mais na frente, na Rua do Sol, onde fica a Praça do Carmo, ponto de encontro de foliões na época de carnaval, as duas estátuas que representam o tempo da maçonaria também não escaparam da ação dos vândalos. Já na ladeira do Bonfim e nos Quatro Cantos, é possível encontrar mais pichação nos muros das casas. 

>> Crime: Igreja Matriz de Santo Antônio amanhece com pichações

>> Vandalismo: pichações se espalham pelo Recife e moradores pedem punição

Tristeza

Diante de tanto descaso, o sentimento dos moradores é de tristeza. Ivanildo Marinho é taxista e mora na cidade há 40 anos. Ele disse que este tipo de crime sempre existiu, e que as providências demoram a ser tomadas.

Já o guia turístico, German Gonzales, há quase 20 anos trabalha na cidade, e afirma que os visitantes questionam a sujeira.

Crime

Pichar edificação ou monumento urbano é crime e está na Lei Federal Ambiental de 1998, que determina multa e detenção, de três meses a um ano de reclusão, para quem for pego cometendo o ato.

Prefeitura de Olinda

Em nota a Prefeitura de Olinda disse que quem for pego pichando prédios históricos e tombados pode ser preso por seis meses a um ano, além de precisar pagar multa.

Ainda segundo a Prefeitura, a Secretaria de Segurança Urbana tem uma ronda específica para fiscalizar esse tipo de crime, que funciona 24 horas. O monitoramento também é feito por câmeras de segurança.

Como denunciar?

Segundo a Prefeitura, quem quiser denunciar pichações pode ligar para o número 153, da Guarda Civil Municipal.

Recife

Quem circula pelas ruas do Recife, na Região Metropolitana, encontra a cidade mais feia, suja e com várias pichações. As marcas do absurdo são vistas por todo canto, seja em prédios, praças ou pontes. Além disso, as pichações fazem o Recife agonizar e pedir socorro.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.