COVID-19

Levantamento do Dieese aponta que mais de 80% dos idosos estão expostos à covid-19 dentro de casa em Pernambuco

Apesar do alto índice do risco de poder contrair a covid-19, a pesquisa afirma que apenas 1,5% da população idosa do Estado contraiu o novo coronavírus

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 25/02/2021 às 13:30 | Atualizado em 04/10/2022 às 9:12
Foto: Pixabay
FOTO: Foto: Pixabay

Um levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos (Dieese), traçou um perfil da população acima de 60 anos no Estado.

A análise identificou que mais de 80% dos idosos estão expostos à covid-19 dentro de casa, ao dividir o lar com familiares e adolescentes que precisam sair de casa para trabalhar ou estudar.

A pesquisa foi divulgada recentemente pelo Dieese.

Idosos em Pernambuco

Ao todo, Pernambuco tem cerca de 1,5 milhão de pessoas acima dos 60 anos. O que representa 15,7% da população do Estado.

Pouco mais de 13% desses idosos ainda fazem parte da população economicamente ativa, um índice abaixo da média nacional que é de 18,5 %. Mas apesar dos números, os idosos tem papel importante dentro de casa.

De acordo com a pesquisa, 87% deles moram com parentes. E 77% dos idosos pernambucanos contribuem com mais de 50% do orçamento da família.

Saúde dos idosos

Além da parte econômica, o levantamento também evidenciou problemas em relação a saúde desta faixa etária. 79% dos idosos pernambucanos dependem do SUS.

Um pouco mais da metade possuem algum tipo de comorbidade. Apesar do alto índice do risco de poder contrair a covid-19, a pesquisa afirma que apenas 1,5% da população idosa do Estado contraiu o novo coronavírus.

Testagem para covid-19

De acordo com um médica geriatra, o baixo índice está relacionado a pouca testagem da doença em Pernambuco. Ela ainda orientou que é preciso máximo cuidado dos idosos em relação a covid-19.

+VÍDEOS