PANDEMIA

COVID-19: Com UTIs públicas cheias, Pernambuco vai contratar leitos da rede privada

A expectativa da SES é contratar, ao todo, 300 leitos de enfermaria, 150 leitos de UTI para adultos, além de 40 leitos de UTI pediátrica e neonatal para casos de covid-19

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 26/02/2021 às 14:00 | Atualizado em 21/09/2022 às 8:50
Bruno Campos/ JC Imagem
FOTO: Bruno Campos/ JC Imagem

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, informou, durante coletiva de imprensa online, que a secretaria Estadual de Saúde (SES) irá abrir uma licitação para contratação de leitos de terapia intensiva (UTI) e enfermaria para pacientes com sintomas de covid-19 na rede privada.

De acordo com Longo, o governo pretende contratar a oferta de leitos que for disponibilizado pela rede privada, independente da localidade no Estado.

Edital

Ainda segundo o secretário, o edital será publicado esta semana, no Diário Oficial do Estado. A contratação será por um período de 90 dias, podendo ser prorrogada a depender da necessidade.

A expectativa da SES é contratar, ao todo, 300 leitos de enfermaria, 150 leitos de UTI para adultos, além de 40 leitos de UTI pediátrica e neonatal.

Covid-19 no estado

Segundo o Governo do Estado, Pernambuco segue no cenário de estabilidade mas apresenta tendência de crescimento no número de casos da covid-19.

Na coletiva, o Governo de Pernambuco divulgou novas restrições no interior do estado.

A medida foi tomada como forma de barrar o aumento preocupante de casos da covid-19 nos 63 municípios das II, IV e IX Gerências Regionais de Saúde (Geres), com sedes em Limoeiro, Caruaru e Ouricuri, respectivamente.

Segundo o secretário estadual de Saúde, a partir da próxima segunda-feira (1º) até o dia 12 de março "estarão suspensas as cirurgias eletivas nas unidades de saúde públicas e privadas nessas três regiões".

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, que também participou da coletiva de imprensa online, anunciou que as atividades não essenciais terão o horário de funcionamento reduzido nos fins de semana nos 63 municípios.

A partir das 17h da sexta-feira até às 5h da segunda-feira essas atividades ficarão proibidas de funcionar.

+VÍDEOS