DOENÇA DA URINA PRETA

SÍNDROME DE HAFF: Comerciantes discordam de recomendação para suspender venda de peixe arabaiana em Jaboatão

A suspeita da morte da veterinária Pryscila Andrade, de 31 anos, por Síndrome de Haff, gera maior fiscalização dos pescados

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 03/03/2021 às 13:00 | Atualizado em 26/01/2023 às 12:03
Reprodução
FOTO: Reprodução

Comerciantes de Jaboatão dos Guararapes ficaram totalmente surpresos com a recomendação da prefeitura da cidade de suspender a venda de peixes da espécie Arabaiana, a fim de evitar novos casos da Síndrome de Haff.

A Prefeitura de Jaboatão fez a recomendação na tarde da terça-feira (02). No Mercado da Mangueira, no bairro de Prazeres, Grande Recife, quem vende o pescado não gostou dessa possibilidade.

Em entrevista à equipe de reportagem da TV Jornal, uma feirante, revelou que a notícia já está acarretando em prejuízos na venda de outras espécies de peixes.

De acordo com a Secretária de Saúde de Jaboatão, a fiscalização será intensificada no município.

Decisão de suspender a venda do peixe arabaiana

A decisão da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes de suspender a venda do peixe arabaiana foi tomada em conjunto com órgãos como a vigilância sanitária e vale até o fim do período da semana santa.

A ideia é prevenir que pessoas consumam peixes que possam estar contaminados com a toxina que pode desenvolver a Síndrome de Haff no corpo humano.

Morte de veterinária

Morreu, no Recife, a jovem veterinária que estava internada com suspeita de Síndrome de Haff, a enfermidade conhecida como doença da urina preta.

Pryscila Andrade tinha 31 anos e estava internada em um hospital particular da capital desde quando passou mal.

O falecimento de Pryscila foi confirmado pela mãe da vítima, Betânia Andrade. "Minha filha não resistiu. Esse peixe matou minha princesa", disse a mãe em entrevista à produtora da TV Jornal Marina Costa.

Na segunda-feira (1º), o estado de saúde da jovem era considerado gravíssimo, de acordo com a mãe.

Entenda o caso da veterinária com a doença da urina preta

Pryscila e a irmã, Flávia Andrade, passaram mal, após comer peixe do tipo Arabaiana, no último dia 18 de fevereiro. Elas compraram o peixe no Recife, de acordo com a mãe delas.

A irmã de Pryscila conseguiu se recuperar e já recebeu alta médica.

Especialista esclarece a Síndrome de Haff

Sobre a Síndrome de Haff, a reportagem do Por Dentro com Cardinot também conversou com o infectologista, Filipe Prohaska. O especialista deu detalhes e esclareceu acerca da doença. Confira:

O que é a Síndrome de Haff?

A doença de Haff é uma doença rara que acontece de forma repentina e que é caracterizada pela ruptura das células musculares.

A síndrome leva ao aparecimento de alguns sinais e sintomas como dor e rigidez muscular, dormência, falta de ar e urina preta, semelhante à café.

De acordo com os médicos, a toxina se desenvolve em peixes que são transportados e comercializados em temperaturas irregulares. O ideal é que o peixe seja mantido com temperatura entre -2º e 8ºC.

+VÍDEOS