PANDEMIA

COVID-19: Mesmo com abertura de leitos de UTI, taxa de ocupação em Pernambuco é de 95% na rede pública e 92% na privada

Diferentemente do começo da pandemia de covid-19, no ano passado, agora, são os jovens que ocupam a maioria dos leitos, não mais os idosos

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 09/03/2021 às 11:02 | Atualizado em 26/12/2022 às 9:28
Divulgação/Prefeitura do Recife
FOTO: Divulgação/Prefeitura do Recife

O Estado de Pernambuco abriu 11 leitos de UTI na rede pública, mas a taxa de ocupação continua em 95%. Isso porque os casos da covid-19 não param de crescer e ainda não há vacina para todos.

Na rede privada, a ocupação é de 92%.

Respiradores para pacientes graves de Covid-19

Para atender mais pacientes graves contaminados pelo coronavírus, novos respiradores chegaram. Ao todo, foram 79 respiradores.

Os equipamentos serão enviados à unidades de saúde da Região Metropolitana do Recife e interior do Estado, nos próximos dias, o que vai permitir a abertura de novos leitos de UTI.

Expectativa

Segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco, a expectativa é de que outros 150 ventiladores cheguem, nas próximas semanas, para reforçar a rede.

Situação da Covid-19 em Pernambuco

O aumento na procura por esses equipamentos só reflete o quanto a situação da covid-19 no Estado vai se tornando ainda mais dramática.

Gileno Camilo é gerente de uma distribuidora de materiais médico-hospitalares.

Ele faz entregas em vários hospitais, inclusive no de referência no tratamento da infecção pelo novo coronavírus, localizado em Boa Viagem.

Para ele, a rotina nas últimas semanas se tornou bem mais puxada. Isso porque a demanda por produtos como álcool e luvas subiu bastante.

Rede pública e privada de saúde

Na tentativa de fugir do colapso na saúde, o governo decidiu transformar 10 leitos de enfermaria do Hospital da Pessoa Idosa em UTIs.

Além disso, também abriu mais 10 leitos de terapia intensiva no Hospital Memorial Guararapes, em Jaboatão, chegando assim a um total de 1.068 leitos de UTI, em toda a rede pública.

A Covid-19 entra os jovens

Diferentemente do começo da pandemia, no ano passado, agora, são os jovens que ocupam a maioria dos leitos, não mais os idosos: uma possível indicação de que as vacinas possam estar mudando essa realidade.

Contudo, enquanto as vacinas não chegam para todos, os números de novas infecções e mortes não param de crescer.

Lembre como começou a pandemia de Covid-19 no Brasil

+VÍDEOS