PANDEMIA

Covid-19: Pernambuco continua com alta taxa de ocupação de leitos de UTI

Além dos adultos, o problema com a covid-19 também atinge as UTI's pediátricas no Estado

Covid-19: Pernambuco continua com alta taxa de ocupação de leitos de UTI

Leitos de UTI dedicados a pacientes com sintomas de covid-19 em Pernambuco - Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Enquanto a vacina não chega para todos, a população precisa se proteger do novo coronvírus. Nos dias atuais, muita gente tem ficado doente e isso faz com que o Estado de Pernambuco continue com alta na taxa de ocupação de leitos de UTI's para atender pacientes com a doença. Além dos adultos, o problema com a covid-19 também atinge as UTI's pediátricas. 

>>Surto de covid-19 em maternidade deixa 15 recém-nascidos em estado grave e nem mães podem visitar os bebês, em Maceió

Em frente do Hospital de Campanha para covid-19 da Prefeitura do Recife, que fica na Rua da Aurora, por exemplo, o ambiente, aparentemente, tranquilo ''esconde'' os dias intensos de trabalho de médicos e profissionais de saúde na luta para salvar os pacientes infectados.

Já no Hospital de Campanha do Governo de Pernambuco que fica no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, os funcionários informaram que a realidade é a mesma, ou seja, não há vagas de UTI para tratamento da covid-19.

>>Mais 110 mil vacinas contra a covid-19 chegam a Pernambuco nesta terça-feira (09), diz governo

O fisioterapeuta, Renato Araújo, em entrevista à TV Jornal, revelou que todos os leitos de UTI da unidade estão ocupados. Segundo ele, a procura é tanta que já está existindo uma lista de espera para conseguir uma vaga. Assista no vídeo abaixo.

>>Covid-19: Brasil bate recorde com quase 2 mil mortes em 24 horas

 

Taxa de ocupação de UTI

O último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde informou que a taxa de ocupação das UTIs do Estado continua em 95%. Na rede privada a ocupação chegou a 92%. O governador de Pernambuco anunciou a abertura de mais 90 leitos que devem ser disponibilizados na rede pública até o final desta semana.

Em Petrolina, no Sertão do Estado, o prefeito que havia dito no último fim de semana que a taxa de ocupação da UTI para a covid-19 havia chegado a 100% na cidade. Além disso, ele informou que novos leitos foram abertos mas que a situação ainda é crítica no município.

Preocupação

Além da abertura das vagas para adultos, aumenta a preocupação do Governo do Estado com crianças infectadas com a forma mais grave do novo coronavírus. Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, a taxa de ocupação chegou a 84% dos 31 leitos de uti da rede pública apenas 5 estavam disponíveis.

Por isso, no comunicado a imprensa, o Imip anunciou que estar selecionando em caráter de urgência médicos para trabalhar na nova unidade. A direção ainda não deu prazo para que as UTI's estejam disponíveis para a rede pública de saúde.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.