PANDEMIA

URGÊNCIA PEDIÁTRICA em policlínica no Recife é temporariamente FECHADA para atender pacientes com COVID-19

De acordo com o Sindicato dos médicos, outras unidades de saúde no Recife têm superlotação no atendimento às crianças

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 11/03/2021 às 11:45 | Atualizado em 16/12/2022 às 10:46
Alex Oliveira/TV Jornal
FOTO: Alex Oliveira/TV Jornal

Por causa do avanço no número de casos da covid-19 no Recife, a urgência pediátrica da Policlínica Barros Lima, no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, está fechada temporariamente.

O local vai abrigar, a partir desta quinta-feira (11), leitos para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus (covid-19).

O Sindicato dos Médicos de Pernambuco, inclusive, acredita que essa transferência é preocupante, pois um número maior de crianças passaram a ser atendidas em um mesmo espaço.

Atualmente, Pernambuco tem 84% de ocupação de UTI's e 72% de ocupação de leitos de enfermaria para crianças com sintomas da doença.

Outras unidades de saúde da capital pernambucana, o atendimento de urgência para crianças já está comprometido.

Em imagens enviadas para a produção da TV Jornal é possível ver a superlotação no Hospital Barão de Lucena. As crianças aparecem próximas uma das outras, sem o distanciamento adequado.

Já no Hospital Pediátrico Helena Moura, no bairro da Tamarineira, também passou a atender um número maior de crianças.

Recentemente a unidade de saúde passou a atender todo o setor de pediatria vindo Policlínica Barros Lima.

Segundo a Secretaria de Saúde do Recife, a medida foi necessária para ampliar a quantidade de leitos exclusivos para pacientes adultos com a covid-19.

Riscos de contaminação por Covid-19

Segundo a presidente do sindicato, Claudia Andrade, sem o distanciamento ideal, às crianças que esperam por outros atendimentos correm o risco de serem infectadas por aquelas que estão com sintomas da covid-19.

Cuidados com as crianças

O pediatra e infectologista, Marcelo Otsuka, esclarece que sempre houve risco de contaminação para as crianças, mas com o aumento das variantes, os cuidados precisam ser redobrados.

Nota do Hospital Barão de Lucena

A direção do Hospital Barão de Lucena disse que reconhece a alta demanda de pacientes e ressalta que não nega atendimento a nenhum usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

A direção informou ainda que tem trabalhado para melhorar a rotatividades dos leitos, agilizando a realização de exames e procedimentos para posterior alta médica.

E, quando necessário, fazendo o encaminhamento para outros serviços da rede de assistência.

+VÍDEOS