PANDEMIA

Primeiro casal a ser diagnosticado com COVID-19 em Pernambuco relembra dificuldades após 1 ano de PANDEMIA

O primeiro episódio da série especial 'Covid-19, o mundo em pandemia' foi exibida nesta segunda-feira (15) na TV Jornal.

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 15/03/2021 às 16:00 | Atualizado em 29/11/2022 às 9:02
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A pandemia do novo coronavírus (covid-19) transformou 2020 em um ano de muitas perdas e desafios para todos.

Nesta segunda-feira (15), é iniciada, a série especial 'Covid-19, o mundo em pandemia', da TV Jornal, para relembrar o impacto da chegada do vírus no Estado de Pernambuco.

A série tem cinco reportagens e a primeira, exibida hoje, mostra a trajetória dos 12 primeiros meses de pandemia.

A série especial mostra como este foi o ano em que a febre, tosse e dor no corpo passaram a ser sintomas de uma doença que já matou milhares de pessoas.

>> Aulas presenciais estão suspensas em escolas e faculdades durante quarentena em Pernambuco

Origem do coronavírus

'Wuhan' - A até então anônima cidade chinesa que se tornou conhecida mundialmente por ter sido apontada como a origem do novo coronavírus.

No dia 1º de dezembro de 2019, foi registrado o primeiro caso da pneumonia misteriosa, que rapidamente se espalhou pelo planeta com consequências devastadoras.

No Brasil, o primeiro caso da doença covid-19 foi confirmado em São Paulo no mês de fevereiro. Um homem, de 61 anos, que havia chegado de uma viagem para a Itália.

Depois de 15 uma paciente internada em um Hospital Municipal de São Paulo morreu.

Já em Pernambuco, a data 12 de março foi emblemática. Atracou no Porto do Recife o Cruzeiro Silves Shadow, que vinha das Bahamas com 609 pessoas.

Um turista canadense, de 79 anos, passou mal e testou positivo para a covid-19. Depois, outros passageiros também tiveram diagnósticos positivos.

O navio ficou retido 14 dias no porto, até ser liberado somente com os tripulantes.

Sylvio e Solange: os primeiros diagnósticos de Covid-19 em Pernambuco

Não tem como falar da história da covid-19 em Pernambuco sem falar da história do casal: Sylvio e Solange. Eles foram os primeiros diagnosticados com a doença no Estado no dia 12 de março.

Em fevereiro do ano passado, eles desembarcaram no Recife depois de passar férias na Itália. Na época, era o segundo país com mais casos no mundo.

Apesar disso, Sylvio, de 72 anos, conta que em Roma não havia muitos cuidados. Solange, de 67 anos, começou a passar mal dias depois da chegada e foi internada em um hospital particular.

Já Sylvio que iria apenas levá-la à unidade de saúde, também acabou ficando. Ela passou 17 dias no hospital e teve alta. Mas o caso dele foi mais grave, foram dois meses internado dos quais 25 dias entubado.

Cemitérios

Apesar de muitos sobreviverem, muitos outros pernambucanos também acabaram não resistindo à doença. Tanto que os cemitérios não deram conta e novas covas precisaram ser abertas.

Para suportar a grande e crescente demanda, o Governo Estadual montou 5 centros de testagem e instalou quatro hospitais de campanha. Na capital, a prefeitura ergueu 7 unidades do mesmo tipo.

>> Covid-19 : Com mais de 2,8 mil mortes, Brasil volta a bater recorde de óbitos em 24 horas

Concurso público

Mais de cinco mil profissionais de saúde foram convocados ou nomeados por concurso público para combater a pandemia no Estado.

Eles tiveram de lidar com uma grande pressão, além da escassez de equipamentos de proteção individual. Desempenharam as funções como verdadeiros heróis e foram aplaudidos por isso.

Mais de mil mortes por Covid-19 em Pernambuco

Em menos de três meses, Pernambuco atingiu uma marca da qual não dá para se orgulhar. Mais de 1.000 mortos pela covid-19.

Apesar dos números assustadores, grande parte da população parecia não entender a gravidade da doença. E as consequências do desrespeito às regras sanitárias estavam por vir.

>> Entenda como vão funcionar os serviços de saúde durante a quarentena em Pernambuco

Próxima reportagem

Na reportagem desta terça-feira (16), você vai ver como as medidas restritivas afetaram a rotina dos pernambucanos.

Covid-19, o mundo em pandemia

A pandemia do novo coronavírus (covid-19) transformou 2020 em um ano de muitas perdas e desafios para todos nós.

Na série especial da TV Jornal você pode relembrar na tela da TV Jornal o impacto da chegada da pandemia no Estado de Pernambuco em uma série de cinco reportagens especiais.

+VÍDEOS