
A pandemia do novo coronavírus (covid-19) transformou 2020 em um ano de muitas perdas e desafios para todos nós. Nesta segunda-feira (15), é iniciada, a série especial 'Covid-19, o mundo em pandemia', da TV Jornal, para relembrar o impacto da chegada do vírus no Estado de Pernambuco.
A série tem cinco reportagens e a primeira, exibida hoje, mostra a trajetória dos 12 meses de pandemia e como foi o ano em que a febre, tosse e dor no corpo passaram a ser sintomas de uma doença que já matou milhares de pessoas.
Origem
'Wuhan' - A até então anônima cidade chinesa que se tornou conhecida mundialmente por ter sido apontada como a origem do novo coronavírus. No dia 1º de dezembro de 2019, foi registrado o primeiro caso da pneumonia misteriosa, que rapidamente se espalhou pelo planeta com consequências devastadoras.
No Brasil, o primeiro caso da doença covid-19 foi confirmado em São Paulo no mês de fevereiro. Um homem, de 61 anos, que havia chegado de uma viagem para a Itália. Depois de 15 uma paciente internada em um Hospital Municipal de São Paulo morreu.
Já em Pernambuco, a data 12 de março foi emblemática. Atracou no Porto do Recife o Cruzeiro Silves Shadow, que vinha das Bahamas com 609 pessoas. Um turista canadense, de 79 anos, passou mal e testou positivo para a covid-19. Depois, outros passageiros também tiveram diagnósticos positivos. O navio ficou retido 14 dias no porto, até ser liberado somente com os tripulantes.
>>Com aumento de mortes por covid-19, Estados reforçam restrições; veja situação em Pernambuco
- Covid-19: Segundo fim de semana de restrições tem registros de aglomeração em Pernambuco
- Confira os números de casos e mortes por covid-19 em Pernambuco
- Ato contra restrições por causa da covid-19 e a favor de Bolsonaro acontece em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife
- Pernambuco regista mais de 1,6 mil casos e 39 mortes por covid-19 neste sábado (13)
- Covid-19: governo federal diz que negocia compra de 168 milhões de doses de vacina
- Cantor Paulo Sérgio morre por complicações da covid-19
Sylvio e Solange
Não tem como falar da história da covid-19 em Pernambuco sem falar da história do casal: Sylvio e Solange. Eles foram os primeiros diagnosticados com a doença no Estado no dia 12 de março. Em fevereiro do ano passado, eles desembarcaram no Recife depois de passar férias na Itália. Na época, era o segundo país com mais casos no mundo. Apesar disso, Sylvio, de 72 anos, conta que em Roma não havia muitos cuidados. Solange, de 67 anos, começou a passar mal dias depois da chegada e foi internada em um hospital particular. Já Sylvio que iria apenas levá-la à unidade de saúde, também acabou ficando. Ela passou 17 dias no hospital e teve alta. Mas o caso dele foi mais grave, foram dois meses internado dos quais 25 dias entubado.
>>Urgência pediátrica em policlínica no Recife é fechada para atender pacientes com covid-19
Cemitérios
Apesar de muitos sobreviverem, muitos outros pernambucanos também acabaram não resistindo à doença. Tanto que os cemitérios não deram conta e novas covas precisaram ser abertas. Para suportar a grande e crescente demanda, o Governo Estadual montou 5 centros de testagem e instalou quatro hospitais de campanha. Na capital, a prefeitura ergueu 7 unidades do mesmo tipo.
Concurso público
Mais de cinco mil profissionais de saúde foram convocados ou nomeados por concurso público para combater a pandemia no Estado. Eles tiveram de lidar com uma grande pressão, além da escassez de equipamentos de proteção individual. Desempenharam as funções como verdadeiros heróis e foram aplaudidos por isso.
Mais de mil mortes
Em menos de três meses, Pernambuco atingiu uma marca da qual não dá para se orgulhar. Mais de 1.000 mortos pela covid-19. Apesar dos números assustadores, grande parte da população parecia não entender a gravidade da doença. E as consequências do desrespeito às regras sanitárias estavam por vir.
Próxima reportagem
Na reportagem desta terça-feira (16), você vai ver como as medidas restritivas afetaram a rotina dos pernambucanos.
Covid-19, o mundo em pandemia
A pandemia do novo coronavírus (covid-19) transformou 2020 em um ano de muitas perdas e desafios para todos nós. Na série especial da TV Jornal você pode relembrar na tela da TV Jornal o impacto da chegada da pandemia no Estado de Pernambuco em uma série de cinco reportagens especiais.