PANDEMIA

COVID-19: com taxa de 97% nas UTIs, pacientes sofrem à espera de uma vaga na rede pública de Pernambuco

Na frente das unidades de saúde, parentes dos pacientes se revezam diariamente em busca de informações

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 23/03/2021 às 14:30 | Atualizado em 25/10/2022 às 9:33
Helia Scheppa/ SEI
FOTO: Helia Scheppa/ SEI

Com 97% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados, quem precisa de uma vaga nos hospitais da rede pública de Pernambuco têm enfrentado dias de espera e muita expectativa.

Na frente das unidades de pronto atendimento, parentes de pacientes com o novo coronavírus (covid-19) revezam diariamente em busca por informações.

É o caso da empreendedora Verônica Petine que esperava pela transferência do pai de 80 anos que está com suspeita de contaminação por Covid-19.

O idoso deu entrada na UPA de Lagoa Encantada, na semana passada, e mesmo sendo um caso de urgência ainda não tinha previsão de ser levado para um hospital com leito de UTI.

Depois de horas a espera de notícias, Verônica foi avisada que o pai conseguiu um leito de UTI no Hospital Brites de Albuquerque, em Olinda.

>> Covid-19: pesquisa revela impactos em 95% dos profissionais de saúde

Falecimento por Covid-19

O pai da empreendedora Verônica Petine não resistiu à covid-19 e acabou falecendo. Após esperar cinco dias por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ele conseguiu na terça-feira (23).

No entanto, o idoso veio a óbito, nessa quarta-feira (24), e o sepultamento ocorreu nesta quinta (25).

Angústia

Porém, a angústia continua para muitos que aguardam uma vaga. Há 6 dias, a mãe da doméstica Mercia Simplicio, de 72 anos também esperava pela transferência para um leito de UTI.

Diante da demora e das comorbidades da idosa, a doméstica temia o pior.

Dificuldade

Além dos leitos que não acompanham a demanda, algumas cidades também já encontram dificuldade para repor o estoque de oxigênio para os pacientes.

É o caso do município de Brejo da Madre de Deus, no Agreste do Estado.

Leitos de UTI para tratamento de Covid-19

Relatos de espera para conseguir vagas são cada vez mais comuns nas unidades de saúde que realizam o atendimento inicial dos pacientes com sintomas da doença.

A disputa por leitos de UTI nos hospitais é cada mais mais evidente. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, atualmente Pernambuco conta com 2.216 leitos dedicados a covid-19, sendo 1.391 de UTI.

Resposta da Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde do Estado disse que a UPA do Ibura repassa informações às famílias dos pacientes por contato telefônico ou videochamada.

E que o médico responsável tenta fazer o contato diariamente. Disse também que a unidade ainda repassa informações de forma presencial aos parentes que, porventura, dirijam-se à unidade.

Em relação às transferências, a secretaria informou que a central de regulação do Estado tem procurado atender a todas as demandas em tempo hábil.

>> Média de mortes por covid-19 cresce há um mês, diz Fiocruz

Covid-19 em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou 2.172 novos casos e 64 mortes por Covid-19, nesta terça-feira (23).

Entre os confirmados hoje, 223 (10%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.949 (90%) são leves.

Agora, Pernambuco totaliza 333.498 casos confirmados da doença, sendo 34.836 graves e 298.662 leves.

Também foram confirmados 64 óbitos, ocorridos entre os dias 20 de agosto do ano passado e a última segunda-feira (22). Com isso, o Estado totaliza 11.762 mortes pela Covid-19.

+VÍDEOS