COVID-19

COVID-19: estudos mostram que novas cepas estão circulando em Pernambuco

Pesquisadores da UFPE já identificaram 24 novas linhagens do coronavírus e acendem o alerta para um cenário preocupante

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 23/03/2021 às 14:00 | Atualizado em 25/10/2022 às 12:36
Alex Oliveira / JC IMAGEM
FOTO: Alex Oliveira / JC IMAGEM

Desde julho do ano passado, pesquisadores do laboratório de bioinformática e biologia evolutiva da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) investigam as diversas formas do coronavírus no Estado.

Eles recebem parte do material genético de pessoas que testaram positivo para a doença e, através destas máquinas, fazem o sequenciamento do vírus.

Desde que a pesquisa foi iniciada, foram descobertas, ao todo, 24 linhagens diferentes e mais de 250 mutações do novo coronavírus circulando em Pernambuco. Para o pesquisador, Marcos Regueira, um dado preocupante.

Segundo ele, a falta do uso adequado dos protocolos sanitários podem estar favorecendo a multiplicação de diferentes formas do vírus no Estado.

Cepas do coronavírus

Entre vários estudos que estão sendo feitos no laboratório, um está sendo muito aguardado pelo Governo do Estado, sobre quais cepas de alto grau de contágio estão circulando em Pernambuco.

Segundo o coordenador do projeto de sequenciamento da covid da UFPE, Valdir Balbino, ainda não se sabe quantas destas variantes estão circulando.

No entanto, já é possível afirmar que a cepa que surgiu no estado do Amazonas já foi detectada e pode estar influenciando nos números da covid-19 em Pernambuco.

Mapeamento da Covid-19

Ainda segundo o coordenador, através do estudo será possível mapear o vírus e desenvolver políticas de prevenção a covid-19.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

>> Moradores relatam lentidão em site e aplicativo para agendar vacinação contra covid-19 no Recife

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus.

Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

+VÍDEOS