Investigação

Operação contra esquema de pirâmide financeira é deflagrada em Pernambuco e outros 11 estados

Ação batidaza de "Black Monday" foi deflagrada em 12 estados brasileiros contra organização que praticava pirâmide financeira

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 25/03/2021 às 14:45 | Atualizado em 13/10/2022 às 8:42
 BRUNO CAMPOS/TV Jornal
FOTO: BRUNO CAMPOS/TV Jornal

Uma operação contra uma organização criminosa envolvida na prática de pirâmide financeira, crimes contra as relações de consumo e lavagem de dinheiro foi deflagrada em Pernambuco e outros 11 estados.

Batizada de Black Monday, a ação é realizada pelo Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em parceria com o MP de Minas Gerais.

Além disso, a operação conta com o apoio da da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A deflagração aconteceu na manhã desta quinta-feira (25).

>> Operação desarticula organização investigada por lavagem de dinheiro e tráfico de drogas

A movimentação dos policiais aconteceu em um condomínio de luxo, na Rua Padre Carapuceiro, em Boa Viagem. A ação visava cumprir 5 mandados de prisão e 12 busca e apreensão contra os suspeitos.

Policiais rodoviários federais, civis e policiais do grupo de atuação especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, cercaram todas as saídas do condomínio.

Investigações

De acordo com o Ministério Público, as investigações que culminaram na operação, começaram em maio do ano passado e foram realizadas pelo Gaeco de Minas Gerais.

Os promotores identificaram um grupo que utilizava dois sites da internet, que ofereciam cursos sobre investimento para atrair as vítimas.

Segundo o promotor Fabrício Pinto, do Gaeco de MG, o grupo lavava o dinheiro com a compra de criptomoedas.

A operação Black Monday

A operação foi deflagrada em 12 estados brasileiros, mas boa parte do esquema criminoso é comandada de Pernambuco, com a utilização de laranjas.

Um dos líderes, segundo as investigações, era de Caruaru, como explica o promotor de Minas Gerais.

Mandados de busca e apreensão

Foram cumpridos mandados em dois apartamentos do prédio de luxo, em Boa Viagem. Segundo o Coordenador do Gaeco de Pernambuco, Frederico Guilherme, muito dinheiro em espécie e veículos foram apreendidos.

Os carros e uma moto foram levados em um reboque da PRF. O dinheiro, que estava escondido no banheiro de um dos apartamentos, foi colocado em malotes.

Documentos e computadores foram apreendidos. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido no escritório do grupo num empresarial na mesma rua do condomínio.

Ao todo, 3 pessoas foram presas, uma na Paraíba e duas em Gravatá. Estima-se que o grupo tenha movimentado cerca de R$ 60 milhões. Aproximadamente 1.500 pessoas foram vítimas do esquema.

+VÍDEOS