EDUCAÇÃO

Jovem de Jaboatão dos Guararapes está entre os 28 candidatos de todo o país que conseguiram nota máxima na redação do Enem

O jovem, que conquistou nota máxima na redação do Enem, já estuda direito, mas sonha mesmo em ser médico

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 31/03/2021 às 23:00 | Atualizado em 19/09/2022 às 10:02
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Em meio a tantos problemas, um exemplo de determinação enche o ser humano de orgulho. É o caso da história do pernambucano Savicevic, de 20 anos.

Nascido no bairro dos Carneiros, em Jaboatão dos Guararapes, o jovem está entre os 28 candidatos de todo o país que conseguiram a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Filho mais novo da manicure Celia Cristina, Silva, se inscreveu em 2018 pela terceira vez no exame e tirou 940 na prova de redação.

>> Site do Enem tem instabilidade após divulgação de notas do exame

Com a nota, ele conseguiu ingressar no curso de direito em uma universidade privada no Estado, pelo Prouni.

Atualmente, Savicevic está no 5º período da graduação. De acordo com ele, a mãe sempre foi sua maior incentivadora.

"Minha mãe, ela diz para mim que, se eu tiver um sonho, é para eu correr atrás desse sonho, independente de condição", falou Savicevic.

Sonho

Apesar da graduação em direito, o grande sonho de Savicevic sempre foi cursar medicina, por isso decidiu fazer o Enem novamente. Desde outubro de 2020, reforçou os estudos e fez a versão digital do exame.

Desta vez, ele se surpreendeu com o resultado, tirando 1.000 na prova de redação.

"Eu esperava uma nota boa pela qualidade dos textos que eu já vinha fazendo e pelo que eu sabia que tinha feito no dia da prova. Mas o mil, eu não esperava e quando eu vi, eu dei um pulo", relatou.

>> Quem perdeu o Enem digital tem até esta sexta para pedir reaplicação

O estudante é um dos 28 mil alunos que tiraram essa mesma pontuação em todo o país.

Para a professora Fernanda Pessoa, que acompanhou boa parte do período preparatório, Savicevic conseguiu alcançar o bom resultado porque nunca deixou de lado a persistência.

"Ele decidiu não desistir de um sonho e perceber que, mesmo perto do final do ano, daria tempo. Então, é muito importante quando eles decidem atender aos comandos e perseverar no que eles sonham", disse.

O estudante ainda vai decidir o que vai fazer com a boa nota, mas já sabe que o sonho de se tornar médico, desta vez, está mais próximo.

 

As notas finais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, versão impressa e digital, foram disponibilizadas nessa segunda-feira (29) pelo Inep, órgão realizador da prova.

Os estudantes podem conferir os resultados individuais das provas na Página do Participante ou no aplicativo do exame.

Enem

O Enem avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. A estrutura do exame conta com uma redação e questões das quatro áreas de conhecimento.

Seguindo essas áreas, a prova é dividida em: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

O Enem Digital 2020 será aplicado nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. No total, considerando as duas versões (impressa e digital), o Inep confirmou 5.783.357 inscrições para o Enem 2020.

+VÍDEOS