RETOMADA

Novo plano de convivência com a covid-19 começa a valer em Pernambuco e vários setores da economia voltam a funcionar

Veja como funcionarão os serviços durante novo plano de convivência 

Novo plano de convivência com a covid-19 começa a valer em Pernambuco e vários setores da economia voltam a funcionar

De acordo o governador Paulo Câmara (PSB), as regras são válidas, inicialmente, até o dia 25 de abril - Foto: Felipe Ribeiro/JC IMAGEM

Nesta quinta-feira (1º) inicia o novo plano de convivência com a covid-19 em Pernambuco, depois de uma quarentena mais rígida de 14 dias. Hoje, as lojas do comércio de rua e dos shoppings reabrem às 10h e podem ficar abertas até às 20h durante a semana, e das 9h às 17h nos sábados, domingos e feriados. As academias de ginástica também voltaram a funcionar. De acordo o governador Paulo Câmara (PSB), as regras são válidas, inicialmente, até o dia 25 de abril.

Aulas

Durante a coletiva realizada nessa quarta (31), o governo divulgou que o retorno das aulas presenciais será feito de forma escalonada, Na próxima segunda-feira (5) voltam apenas o ensino infantil e fundamental do 1º ao 5º ano das escolas particulares. No dia 12 de abril retornam os alunos do ensino fundamental do 6º ao 9º ano além do ensino médio.

>>Pernambuco tem último dia de quarentena mais rígida; veja o que será flexibilizado

Já na rede estadual, a volta das alunos também foi dividida. No dia 19 de abril, voltam os alunos do 3º ano do ensino médio, ensino infantil e ensino fundamental do 1º ao 5º ano. No dia 26 de abril, retomam os alunos do 2º ano do ensino médio e ensino fundamental do 8º e 9º ano. E, por fim, no dia 3 de maio, voltam os estudantes do 1º ano do ensino médio, além do 6º e 7º ano do ensino fundamental.

Decisão

O secretário Estadual de Educação, Marcelo Barros, reforçou que cabe aos pais a decisão de liberar ou não o retorno dos filhos. Segundo ele, o ensino por internet e TV aberta continuará sendo disponibilizado.

>>Veja as datas de retorno das aulas presenciais nas escolas públicas de Pernambuco

Saiba como funcionarão os serviços em Pernambuco durante novo plano de convivência 

Academias e similares

Poderão reabrir das 5h às 20h durante a semana e das 5h às 17h nos fins de semana e feriados. Capacidade: 30%

Serviços de alimentação lanchonetes, Bares e restaurantes

Poderão reabrir das 5h às 20h durante a semana e das 9h às 17h nos fins de semana e feriados. Capacidade: 50%.Obs: Delivery, drive thru e pontos de coleta são permitidos após às 20h durante a semana e após as 17h nos finais de semana

Comércio varejista - centro e bairros

Poderão reabrir das 10h às 20h durante a semana e das 9h às 17h nos fins de semana e feriadosObs: 1 cliente a cada 5 metros quadrados (interior da loja)

Escritórios comerciais e prestação de serviços

Poderão reabrir das 10h às 20h durante a semana e das 9h às 17h nos fins de semana e feriados. Capacidade: 50%Obs: Distanciamento de 1,5 metros entre as estações de trabalho

Shoppings centers e galerias comerciais

Poderão reabrir das 10h às 20h durante a semana e das 9h às 17h nos fins de semana e feriados.Obs: 1 cliente a cada 10 metros quadrados (circulação) e 1 cliente a cada 5 metros quadrados (interior da loja)

Escolas e universidades públicas e privadas

Poderão reabrir das 6h às 22h durante a semana. Capacidade: 50%.Obs: Vale para Ensino Superior, Médio, Fundamental I e II e Infantil

Igrejas e Atividades Religiosas

Poderão reabrir das 05h às 20h durante a semana e das 05h às 17h nos fins de semana e feriados. Capacidade: 30% ou com o limite máximo de 100 pessoas. 

Respeito

Segundo o secretario Estadual de Saúde, André Longo, os indicadores da doença melhoraram, mas a preocupação é grande com o feriado da semana santa. Ainda segundo o Longo, houve queda no número de solicitações de leitos de UTI. Porém, o secretário reforçou que não há motivo para comemorar e cobrou o respeito as medidas sanitárias, tanto nesse novo plano de convivência quanto no feriado de amanhã.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.