
O Grande Recife Consórcio de Transporte anunciou um reforço de ônibus para a Região Metropolitana, com a flexibilização da quarentena. Segundo o CTM, a primeira e maior ampliação começou no dia 1º, quando 171 coletivos foram às ruas.
Nesta segunda (5), outros 29 começaram a rodar. Com o reforço, o Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR (STPP) passará a ter praticamente 50% das linhas operando com 100% ou mais da frota. Em números exatos, são 184 linhas operando, hoje.
O objetivo do Governo do Estado é minimizar a superlotação, nos horários de pico da manhã e da noite. 200 ônibus a mais serão lançados na operação, elevando a frota de 80% para 88%, e permitindo que 184 linhas rodem com mais de 100% dos veículos.
Reclamação
Apesar do reforço, passageiros ainda reclamaram do serviço e, mesmo após o acordo entre Governo do Estado e Defensoria Pública, que prevê o aumento da frota, durante o período da pandemia, cenas de aglomeração ainda são registradas dentro dos coletivos.
>> Acidente deixa motorista de ônibus preso nas ferragens e passageiros feridos, em Olinda; veja fotos
Joana Bezerra
No Terminal Integrado Joana Bezerra, o fluxo de passageiros foi intenso, durante as primeiras horas da manhã desta segunda (5). Mesmo com o reforço na frota, anunciado após o acordo entre o Governo do Estado e a Defensoria Pública, as longas filas se tornaram aglomerações.
Segundo a equipe de reportagem da TV Jornal, em algumas linhas, era possível observar o cumprimento da determinação de passageiros serem transportados dos terminais apenas sentados. Em outras, mesmo com a fiscalização do Grande Recife, o problema da lotação persistia.
>> Volta para casa tem aglomeração e ônibus lotados no 1º dia de quarentena no Recife
- Acidente deixa motorista de ônibus preso nas ferragens e passageiros feridos, em Olinda; veja fotos
- Volta para casa tem aglomeração e ônibus lotados no 1º dia de quarentena no Recife
- Acidente deixa cerca de 12 passageiros de ônibus feridos na BR-101, em Igarassu
- Sábado com desrespeito às restrições em praia, aglomeração em ônibus e parque vazio no Recife
- Após colidir com caminhão-pipa, ônibus destrói fiteiro na Avenida Conde da Boa Vista
- Dia da Mulher: Protesto na BR-101 complica trânsito e fluxo de ônibus no Terminal do Barro, no Recife
Ajustes
O diretor de operações do Grande Recife Consórcio de Transporte, André Melibeu, explicou o porquê de o sistema não estar operando em 100% da capacidade. Ele também revelou que ajustes na quantidade dos ônibus devem ser feitos para evitar novas cenas de aglomeração.