Repercussão

Veja tudo o que se sabe até agora sobre o assassinato do delegado Anderson Liberato em Jataúba, Pernambuco

O delegado Anderson Liberato, de 32 anos, foi morto no momento em que cumpria um mandado de prisão. O crime chocou os moradores da cidade e colegas de profissão

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 19/04/2021 às 11:31
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

No último final de semana, um crime chocou todos os moradores da cidade de Jataúba, no Agreste de Pernambuco. O delegado da Polícia Civil de Pernambuco, titular da Delegacia de Brejo da Madre de Deus, Flávio Anderson Liberato Alves do Nascimento, de 32 anos, foi assassinado, no momento em que cumpria um mandado de prisão no munícipio.

O crime

Os alvos do mandado eram um homem, de 43 anos, e uma mulher, de 42, ambos suspeitos de envolvimento na morte de José Edielson de Almeida Ramos, que ocorreu no último dia 08 de abril, em Jataúba. De acordo com a polícia, ao entrar em um prédio, na Avenida José Lopes de Siqueira, onde os suspeitos moravam, o delegado prendeu a mulher.

Ao perceber a movimentação, o homem teria atirado contra o delegado pela janela do banheiro. O delegado revidou e acertou o acusado.

Socorro

Anderson Liberato foi socorrido até a Unidade Mista Ana Argemina, após ser atingido por três tiros – um no braço, o outro na coxa esquerda e o último na região clavicular, que atingiu o pulmão e coração do delegado.

Três médicos tentaram estabilizar o delegado, até que o helicóptero da Secretaria de Defesa Social chegasse para transportá-lo até a capital pernambucana, mas ele não resistiu e morreu.

Delegado ignorou dia de folga

O delegado estava de folga, mas não deixou o compromisso de lado e seguiu com a equipe até o município vizinho de Jataúba para cumprir dois mandados de prisão.

Luto

Polícia Civil

Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco disse que Anderson vinha traçando uma importante trajetória na PCPE, e que sua morte representa uma grande perda para a corporação.

Quem são os suspeitos?

O promotor Rolemberg Feitosa deu detalhes sobre o ocorrido em entrevista exclusiva à TV Jornal Interior. O casal José Carlos de Santana Rosa Júnior, de 43 anos, e Elisangela Almeida Alves Santana, de 42 anos, tiveram os nomes divulgados pelo promotor nesta segunda. Eles eram investigados pelo homicídio do tio de Elisângela. No sábado, dia da morte do delegado, houve o cumprimento dos mandados de prisão deles em Jataúba.

"O delegado, junto com sua equipe, tinha feito uma investigação preliminar e chegado a esses possíveis autores [do crime de homicídio]. Eles, inclusive, iriam ser presos temporariamente para que as investigações finalizassem nesse sentido", detalhou o promotor.

Rolemberg explicou que, apesar da decisão da Justiça ter sido a respeito da prisão temporária, tudo caminhava para um possível indiciamento do casal na morte do tio de Elisângela. O homem teria sido morto por causa de uma dívida e a princípio esta é considerada a principal motivação do crime.

A Justiça aguarda a conclusão do inquérito para divulgar qual dos dois, de fato, teria cometido o crime. "A princípio, eles [os suspeitos] teriam participado, de alguma forma, em 'comunhão de desígnio', como a gente chama, na morte da vítima", explica o promotor.

Polícia Federal

A Polícia Federal de Pernambuco disse lamentar profundamente o falecimento do delegado, e esperar que os colegas, amigos e familiares encontrem conforto e paz diante de um acontecimento tão triste.

>> Delegado morto em Jataúba ignorou dia de folga para cumprir mandados de prisão

Secretaria de Defesa Social de Pernambuco

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) ressaltou que o delegado era um profissional competente e dedicado, e que essa é uma perda irreparável para a segurança pública.

Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe)

A Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe) também manifestou luto pela perda do colega.

Sepultamento

O corpo do delegado Anderson Liberato, de 32 anos, morto na tarde do sábado (17), foi sepultado em Fortaleza, no Ceará, nesta segunda-feira (19), no Cemitério Memorial da Paz.

Nesse domingo, policiais civis e militares, Bombeiros e socorristas do Samu fizeram homenagens ao delegado. Eles se reuniram na frente da Delegacia de Brejo da Madre de Deus e discursaram. Eles fizeram orações, e depois saíram em carreata pela cidade.

Suspeito de matar delegado é executado

A mulher envolvida no crime foi encaminhada até a delegacia da Polícia Civil de Santa Cruz do Capibaribe para passar por audiência de custódia. Já o homem foi atingido na troca de tiros com a polícia e socorrido pelo Samu, em direção ao Hospital Regional do Agreste, na cidade de Caruaru.

Ao chegar à BR-104, na altura no Sítio Jurití, a ambulância e o carro da polícia que realizavam a escolta foram interceptados por outro veículo. Homens armados entraram na unidade móvel e executaram o suspeito.

Trajetória

Anderson Liberato, como era conhecido, era natural de Fortaleza, no Ceará. Ele ingressou na Polícia Civil de Pernambuco em 2018. Além de Brejo da Madre de Deus, atuou em outras cidades do Agreste. Anderson era formado em Letras e Direito.

+VÍDEOS