COMEMORAÇÃO

Dia do trabalhador aprendiz é comemorado neste sábado (24)

Categoria reúne jovens entre 14 e 24 anos

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 23/04/2021 às 18:30
Pixabay
FOTO: Pixabay

Neste sábado (24) é o dia do trabalhador aprendiz. Uma categoria que reúne jovens entre 14 e 24 anos, onde muitos relatam dificuldades para ingressar em empresas. Mas, algumas instituições, trabalham justamente para facilitar o acesso desse público ao mercado.

De acordo com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), 27 mil seria o número de jovens, de 14 a 24 anos, empregados em Pernambuco, se todas as empresas de médio e grande porte do estado cumprissem a lei de aprendizagem.

A determinação prevê que até 15% das vagas nessas empresas sejam ocupadas por aprendizes. Ainda segundo o CIEE, atualmente, o índice de jovens aprendizes no mercado de trabalho no Estado chega a pouco mais de 11 mil. E em meio à crise econômica agravada pela pandemia, são cada vez maiores as dificuldades para ter o primeiro emprego.

>>Jeep abre vagas para jovem aprendiz no Recife, Goiana e Jaboatão dos Guararapes. Veja como se inscrever

Concorrência

A concorrência acaba privilegiando os que tem experiência. Para Stefany Ferreira, a falta de qualificação é uma barreira. Além de Stefany, Eduardo Ermilio, de 20 anos, acabou de sair do ensino médio e também tenta o primeiro emprego.

Dicas

Por causa da pandemia, o CIEE tem usado exclusivamente as redes sociais, para capacitar jovens. Ana Patrícia é a Superintendente Adjunta de Operações do CIEE Pernambuco. Ela reforça que são dicas valiosas para quem procura a primeira oportunidade. Confira no vídeo abaixo:

>>TIM abre vagas para contratação de jovens aprendizes no Recife

IJCPM

O Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) tem sido a porta de entrada no mercado de trabalho para milhares de jovens. Desde a sua fundação, há 14 anos, já encaminhou para o mercado de trabalho, 7 mil deles no Recife, Fortaleza, Aracaju e Salvador.

Para Marconi dos Santos, de 21 anos, a vaga no Departamento Financeiro do Instituto é a segunda oportunidade de trabalho como aprendiz. O exemplo de Marconi pode ser alcançado por muitos outros jovens.

Por isso, quem pensa em se tornar trabalhador aprendiz, basta procurar o IJCPM, também pelas redes sociais e fazer o cadastro.

+VÍDEOS