SUJEIRA

Aparecimento de lixo em várias praias do litoral nordestino chama atenção de moradores e órgãos ambientais

No Rio Grande do Norte, até material hospitalar foi encontrado. Ibama e Polícia Federal vão investigar o caso

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 27/04/2021 às 13:50
Cortesia
FOTO: Cortesia

O aparecimento de lixo em várias praias do litoral nordestino tem chamado a atenção dos moradores e órgãos ambientais. Em Olinda, na Praia de Del Chifre, por exemplo, todo mundo sabe que o mar é sujo. Porém, um morador da área registrou uma quantidade de lixo acima do habitual.

Em um vídeo enviado para o WhatsaApp da TV Jornal, é possível ver também a um trecho da orla do Janga, em Paulista, cheia de lixo. (Confira o vídeo abaixo)

Rio Grande do Norte

O lixo no mar também foi observado em outros estados. Nas praias do Rio Grande do Norte, muito plástico, embalagens e até material hospitalar, estavam jogado no mar. Praias paradisíacas como Nisia Floresta e Timbaú do Sul foram atingidas pelo lixo.

Em nota, a Marinha informou que não houve nenhum acidente náutico na região que justificasse o aparecimento de tanto lixo. O Ibama também passou a investigar o caso. Segundo o diretor do Instituto de Desenvolvimento do Meio Ambiente do Rio Grande do Norte, Leon Aguiar, quase quatro toneladas de lixo foram recolhidas por funcionários de prefeituras e voluntários no último fim de semana.

>>Moradores denunciam canal coberto de entulhos em Peixinhos

Paraíba

Várias pessoas também registram lixo na Praia do Bessa, na Paraíba. Galhos, muito plástico e peixes mortos surgiram. Uma moradora tentou ajudar e colocou a mão na massa pra recolher o lixo.

Veja o vídeo

Nota da Sudema

Em nota, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema) afirma que está realizando uma ação conjunta com os governos do Rio Grande do Norte e de Pernambuco, já que foram encontrados indícios de que o lixo pode ter sua origem no estado.

+VÍDEOS